31 de julho de 2015

Câmara de Vereadores de Biritinga publica Regimento Interno


A Câmara de Vereadores de Biritinga publicou nesta quinta-feira (30), o Regimento Interno, através do Diário Oficial dos Estados e Municípios (DOEM). O arquivo é em formato PDF, e pode ser baixado pelos cidadãos biritinguenses. 

Regimento interno é um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento. Podendo ser usado em diversas atividades, nos mais variados campos, seja do Poder Público, seja na iniciativa privada, tem uma importância bastante destacada nos tribunais.

Seria importante se o legislativo Municipal publicasse a LEI ORGÂNICA DE BIRITINGA, onde se institui as regras legais de nosso município. 



30 de julho de 2015

Religiosidade do povo biritinguense

Fiéis Católicos de Biritinga (19**)
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. - Euclides da Cunha
Biritinga teve sua emancipação política em 1962, porém, antes de tornar-se uma cidade, existia um pequeno vilarejo, com nome de Manga.
Durante o ano de 1918, uma grave epidemia da chamada ‘Peste Bubônica’ atingiu muitas pessoas da velha Manga, gerando mortes e dores ao povo já tão sofrido pela labuta do dia-a-dia. Relatos contam que, os senhores Luiz Arara, Cirilo e Cesário rogaram ao Mártir São Sebastião, e lhes fizeram uma promessa: ‘Que se todo aquele sofrer acabasse, se realizaria todos os anos, em 20 de Janeiro, uma festa em gratidão’. Desde então, com a benção concedida, os fiéis católicos festejam todos os anos, a novena, o acompanhamento para a Fazenda Tapera, e os festejos pagãos, como a tradicional ‘Biritinga Folia’.
A expressão da religiosidade do povo sertanejo e todo seu contexto cultural e místico, realça duas características típicas desse povo: a dor e fé. O trabalhador sertanejo nasce aprendendo o triste ofício de dor e sofrimento que as circunstancias locais lhe impõe. Contra isso, cria-se uma antídoto natural para amenizar toda sua dor e sofrimento, que é a Fé.
Edição: Blog Biritinga Informa - Renilson Silva
Informações: Saga de Biritinga - Antonio Anílson R. da Silva

Fotografia Histórica!
(Quem tiver os créditos dessa foto, por favor, nos informe)

Baiano de Araci desenvolve aplicativo para mototaxistas e usuários do Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O baiano da cidade de Araci, Mateus Carvalho, que é programador do site A Voz do Campo, desenvolveu um aplicativo chamado ‘Motaxis” e no mês de junho lançou a novidade na cidade de Feira de Santana por ser o município com a maior frota de mototaxistas regularizados da Bahia. São 500 profissionais. Segundo Mateus, o Motaxis é um app disponível para Smartphones Android, que conecta passageiros a mototaxistas de forma prática e segura. Conforme ele, 120 passageiros já instalaram o app e 70 fizeram o cadastro. O estudante de publicidade e propaganda da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), Vínicius Lima utiliza mototáxis para quase tudo, como ir de casa para a faculdade ou da faculdade para o trabalho. “Para mim o aplicativo está sendo bastante útil. Não preciso mais ficar indo para o meio da rua ver se encontro algum mototáxi disponível, no conforto de casa, abro o aplicativo e peço uma moto, é bem simples e prático”, explica o estudante feirense ao Tribuna de Feira. O serviço só será disponibilizado em cidades que o serviço de mototáxi  é regularizado pela prefeitura, e o mototaxista que queira se beneficiar com o aplicativo deve estar em dia com sua documentação no órgão controlador ,sendo essa uma maneira de banir a clandestinidade e dar mais segurança ao passageiro. Atualmente o aplicativo está funcionando em duas cidades: Feira de Santana (BA) e Manaus (AM). As próximas cidades candidatas a trabalhar com o Motaxis é Cruz das Almas e Alagoinhas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
História
Mateus nasceu em Araci, mas já reside há 5 anos na capital baiana, cursa o último semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFBA (Instituto Federal da Bahia), já estagiou em algumas agências digitais de desenvolvimento de aplicativos, em fevereiro esteve em São Paulo participando de um concurso para aplicativos promovido pelo Instituto Embratel Claro, onde  participou durante uma semana de palestras sobre startups, investimentos, desenvolvimento entre outras coisas, aproveitou para apresentar o protótipo de aplicativo que estava concorrendo para a área de festas, baladas e shows. Uma das palestras do evento, era com um dos fundadores da 99Táxis, Renato Freitas, nela veio a ideia de aplicar o mesmo conceito de aplicativos para Táxis, só que para um serviço similar, o Mototaxi, que é algo bastante utilizado nas regiões  Norte e  Nordeste, principalmente no interior. Qualquer empreendedor que queira ser um embaixador da Motaxis em sua cidade, basta entrar no site: http://www.motaxis.com e mandar uma mensagem. Maiores esclarecimentos na página do Facebook: https://www.facebook.com/motaxisbr
Fonte: http://www.avozdocampo.com/

28 de julho de 2015

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA (FAEL) LANÇA UNIDADE COM PÓS GRADUAÇÃO EM BIRITINGA INSCRIÇÕES ABERTAS

Na última segunda-feira à noite (27) ocorreu no Sindicato dos Servidores Público uma reunião explicativa sobre a Faculdade Educacional da Lapa- FAEL, onde o representante da Faculdade Ednilson Batista socializou as informações, tirou dúvidas dos presentes e assim ficou acordado da seguinte maneira:
Segundo o blog Biritinga em Pauta, os Cursos: Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Matemática, Letras Língua Portuguesa com Espanhol, Gestão Pública, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Ambiental, etc.
Inscrições abertas até: o dia 06/8- Procurar Professora Arlete Brito- (75) 9189-4728.Vestibular dia: 07/08-  Local: Sindicato dos Servidores Público- Direção Ana Neide Barbosa.
Bahia em Foco

Contribuição sindical passa a ter publicação transparente

Ministério do Trabalho e Emprego terá que disponibilizar, em até 30 dias, informações relativas à contribuição sindical obrigatória recolhida para sindicatos patronais e de trabalhadores. A ação ocorre após decisão da Controladoria-Geral da União com base na Lei n.º 5.452/1943, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
O pedido, que originou a ordem da CGU, foi feito via Lei de Acesso à Informação por um cidadão, após solicitar, sem sucesso, ao MTE e à Caixa Econômica Federal dados com o total da receita anual recebida por cada entidade sindical brasileira, entre os anos de 2009 e 2013.
O Ministério informou inicialmente que possuía apenas a informação com os valores totais arrecadados pelas centrais sindicais e o valor total arrecadado com a contribuição sindical, sem discriminar os montantes recebidos por cada entidade. Já a CAIXA entendia as informações como não de sua titularidade, funcionando apenas como órgão arrecadador e repassador de recursos às entidades sindicais e ao MTE, protegidas por sigilos bancário e fiscal, o que inviabilizaria a sua entrega ao cidadão.
A Controladoria solicitou informações adicionais sobre a questão junto ao Ministério e ao banco, e, com base nelas, concluiu que a contribuição sindical é tributo federal e que a movimentação financeira, assim como qualquer tributo, é feita por meio de contas mantidas junto às instituições bancárias, sem que isso implique necessariamente em sigilo bancário ou fiscal.
A partir destas ações foi possível atender ao pedido do cidadão - com entrega das informações solicitadas do dia 05 de Junho de 2015 - e acatar outros duas solicitações de acesso à informação, dessa vez sobre o total anual arrecadado como contribuição sindical obrigatória, recolhida para sindicatos patronais e de trabalhadores, respectivamente, entre os anos de 2003 e 2014.  A Controladoria entende que o MTE tem o dever de preservar a informação desejada pelo cidadão.
A Lei de Acesso à Informação reconhece expressamente a publicidade da utilização de recursos públicos e a necessidade de divulgação de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros. Dessa maneira, a CGU entende a arrecadação também é pública.
LAI
A Lei de Acesso à Informação tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário.  A lei regulamenta o acesso a dados do governo, tanto pela imprensa quanto pelos cidadãos, e determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. O prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter o prazo de sigilo renovado apenas uma vez. 
Fonte: http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/07/cidadaos-usam-lei-de-acesso-para-obter-receita-de-sindicatos-com-contribuicao-obrigatoria

Juventude se reúne para organizar ideias e formas de atuação no município de Biritinga


O movimento 'Juventude Ativa' se reuniu no último sábado (25), para debater os próximos passos e estratégias para contribuir de forma ativa com o desenvolvimento de Biritinga. A ideia é compor a diretoria da ONG Viver e Crescer em Comunidade, que já tem um serviço prestado no município, e buscar alternativas de desenvolvimento, com base em geração de trabalho e renda para a juventude, incentivo à cultura, e outras formas.

Tivemos a honra de receber e ouvir Marília Lobo, Assistente Social no município de Lamarão. Marília ressaltou a importância da juventude buscar alternativas para resolução de seus problemas, e chamou atenção para o alto índice de criminalidade e extermínio de jovens no Brasil.  

Biritinga tem um potencial enorme, e as mesmas possibilidades de desenvolvimento que qualquer outra cidade. O que a gente precisa é encontrar os caminhos para fazer das utopias de cada jovem, cada mulher, cada criança, cada agricultor, cada pessoa, tornar-se realidade. 

Integrantes do grupo de teatro (Promessas), apresentaram uma coreografia de uma música. (Abaixo)


A juventude de Biritinga demanda políticas públicas urgentes, e não dá mais pra engolir a ideia de que falta verba, até porque, a gente sabe que isso não é verdade. O que me incomoda é essa situação atual, onde a sociedade biritinguense assiste calada os jovens vulneráveis ás drogas e ao crime.

Jamile Lustosa e Maicon Lustosa produziram um texto que foi lido, juntamente com Robson Lustosa, com o tema do encontro 'Juventude Ativa'. Jamile também declamou o lindo texto de Elisa Lucinda, 'Só de Sacanagem' (Leia Aqui). 

Essa luta só será possível, se cada cidadão tomar para si, a responsabilidade de ser um agente de transformação social de nossa comunidade, e juntos lutarmos por essas mudanças. 

A data da próxima reunião será divulgada em breve. 





Renilson Silva - Blog Biritinga Informa


27 de julho de 2015

Sesab solicitará R$ 15 milhões ao Ministério da Saúde para combate à tríplice epidemia

Sesab solicitará R$ 15 milhões ao Ministério da Saúde para combate à tríplice epidemia
Foto: Divulgação
O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta quinta-feira (23) ações de combate à tríplice epidemia (dengue, zika e chikungunya) que atinge a Bahia. Alguns dos destaques apresentados durante a 231ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foram a elaboração de um projeto de combate à epidemia que será lançado no próximo dia 30, com a presença do ministro da Saúde, Artur Chioro, solicitação de R$15 milhões ao Ministério da Saúde, bloqueio de dois leitos nos hospitais regionais das cidades polo, capacitação de 600 médicos, criação da sala de situação e estabelecimento de fluxos. Durante o encontro foi ainda apresentado ainda o Plano de Ação da Rede Psicossocial de Itabuna e Irecê, além do credenciamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Sapeaçu, Mansidão, Santa Bárbara, da Equipe da Saúde da Família de Firmino Alves, Biritinga, Euclides da Cunha, Canavieira e Agente Comunitário de Saúde do município de Presidente Tancredo Neves. Bahia Notícias

Mais de 100 prefeitos de municípios baianos correm risco de inelegibilidade

A partir de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado, prefeitos considerados ordenadores de despesas terão seus atos julgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e não mais pelas Câmaras de Vereadores, que continuam com o poder de julgar as contas anuais. Nesse caso, estão sujeitos à inelegibilidade os prefeitos que tenham seus exercícios financeiros pontuais reprovados pelos tribunais de contas ou que tenham contra si termos de ocorrência ou denúncia, sem que o julgamento final fique com as Câmaras de Vereadores.

Conforme apurado pelo jornal Tribuna da Bahia, 133 gestores baianos estão na lista da corte de contas, dentre eles o ex-prefeito de Salvador João Henrique, hoje sem partido, mas que já tem planos de retornar a vida pública em 2016 e pode ver o ‘sonho’ naufragado.

O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Francisco Andrade Neto, afirmou que a decisão do TSE chama a atenção para a responsabilidade do Tribunal. “Confirmou o entendimento das cortes de contas de todo o Brasil, contra o qual se insurgiram alguns gestores. Às Câmaras de Vereadores cabe o julgamento político. O tribunal julga as contas públicas dos ordenadores de despesa e verifica se os princípios constitucionais da economicidade, razoabilidade, publicidade, moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos foram respeitados. Ou seja, se os recursos públicos estão sendo aplicados de forma a gerar o maior benefício para a sociedade”, descreve o conselheiro.

Ainda de acordo com Neto, as Casas Legislativas não perderão a prerrogativa de julgar as contas. “As Câmaras continuarão a exercer o julgamento das contas de governo do prefeito. As suas tarefas e responsabilidades, definidas no parágrafo 2º do art. 31 da Constituição Federal, não foram alteradas e são indispensáveis no regime democrático”, aponta.

Conheça as 13 candidatas ao título de Rainha da Vaquejada 2015

A cidade de Serrinha recebe todos os anos a tradicional Vaquejada. A festa recebe grandes nomes da música sertaneja, tem disputas e claro, uma bela baiana eleita como a Rainha da Vaquejada.

Este ano, 13 candidatas, de Serrinha e outros municípios baianos, foram selecionadas para concorrer ao título. O concurso acontece dia 1º de agosto, às 20h, no parque Maria do Carmo, com prêmios de até R$ 2 mil, além de uma moto 0KM.

Conheça as belas candidatas e escolha para quem irá a sua torcida.

Portal do Cleriston Silva
Com jeito de menina e uma beleza nata, Geisa Barbosa representa a cidade de Valente
Alana Oliveira estará representando a cidade de Feira de Santana

A morena Alana Almeida é a representante de Banzaé

A bela Lorena Araújo é a candidata de Conceição do Coité

Reprsentando Serrinha, a cidade anfitriã da Vaquejada, Emmily Velane mostra todo seu charme

Tainá Santos levará toda a sua beleza para representar Ipiaú

Com sorriso largo, Laís Leite é a candidata de Araci

De Riachão do Jacuípe, a bela Ingrid Cordeiro é uma das candidatas ao título

A cidade de Teofilândia será representada pela bela morena, Érica Oliveira

De Lamarão, Aline Silva também participa da disputa

Esbanjando charme, Daylane Oliveira representará Barrocas

Mostrando sedução, Monalisa Reis representa o município de Camaçari

Cheia de estilo, Débora Carvalho representa a cidade de Nova Fátima

24 de julho de 2015

HOMEM É AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA

Um homem foi encontrado e socorrido para o Hospital Municipal de Biritinga, após ser agredido com golpes de facão, nesta quinta-feira (23), o mesmo foi encontrado caído, próximo ao Bar da Boa na localidade do Povoado Trindade. A vítima teve cortes no rosto e braço e aguarda autorização para ser transferido para Salvador.
homem agredido facao biritinga 3
A Polícia Militar Biritinga agiu rápido e já prendeu o suspeito. Ainda não sabemos a motivação das agressões.

Fonte: Bahia Em Foco

20 de julho de 2015

Convite para Caminhada de Combate à Dengue, Chikungunuya e Zika


A Secretaria de Saúde de Biritinga convida todos para participar de uma caminhada de mobilização e conscientização contra os mosquitos transmissores da Dengue, Chikunguya e Zika. A passeata vai acontecer na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h, com saída da Secretaria de Saúde.

O ato pretende alertar as pessoas para a importância do cuidado diário nas casas, quintais e locais públicos para eliminar os focos dos mosquitos. Durante o percurso, profissionais de saúde vão distribuir material informativo e conversar com as pessoas sobre a responsabilidade de todos nesta luta.

A Secretaria de Saúde agradece o apoio e a participação de todos. Venha combater nosso inimigo: o mosquito!

Serviço:

O quê:  Caminhada de Combate à Dengue, Chikungunuya e Zika
Quando: 22 de julho (quarta-feira)
Horário: às 8h
Local: Saída da Secretaria de Saúde de Biritinga


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Biritinga

Juventude de Biritinga se Reúne para debater políticas públicas e ideias


Um grupo de jovens se reuniu na quarta-feira dia 08, para discutir o cenário atual e debater ideias para a juventude biritinguense. A reunião foi organizada através de um grupo no Facebook, e contou com a participação de 23 jovens, e mais 3 jovens-adultos, que discutiram sobre ideias para os jovens de Biritinga, entre elas, a Reativação da BAMAB (Banda Marcial de Biritinga), que hoje se encontra inativa por falta de incentivo do poder público. Foi debatido também a falta de oportunidades de trabalho, e geração de renda para a juventude. 

Estiveram presentes o vereador Jorge do Portal, Aristanan, e o jornalista da TV BAHIA, Eduardo Oliveira, que estava produzindo um material com uma integrante do grupo.

É importante que a juventude esteja organizada na busca de oportunidades, e desenvolvimento. É visível que os jovens desejam mudar a realidade atual, e isso será possível mediante a união de forças, e busca por um objetivo comum. A juventude rural precisa enxergar as possibilidades de desenvolvimento que têm, e serem os agentes de transformações de sua comunidade. A juventude está mostrando suas demandas, e queremos mais cultura, acesso a profissionalização, trabalho, geração de renda, liberdade de expressão, esporte, e muito mais. 


Dia 25 de Julho (Sábado) teremos um ‘Diálogo com a Juventude’ no Sindicato dos Servidores Públicos, com um café da manhã, a partir das 8:00hs. É o momento em que estamos dando o primeiro passo e portanto é muito importante que todos participem. 

Atenção: Para confirmar sua inscrição, Whatsapp: (75) 9238 9379 (Reni) // (75) 9194 0222 (Rodrigo) 

PAUTAS LEVANTADAS NA PRIMEIRA REUNIÃO:

Revitalização da BAMAB;
Realização de Cursos Profissionalizantes;
Apoio e Incentivo ao Jovem que deseja empreender
Realização de Curso de Culinária;
Realização de Palestras sobre empreendedorismo
(etc)
Realização de Curso de Agroecologia;
Juventude Rural 
Escolinha de Futebol;
Garantia da Liberdade de Expressão;
Debate sobre a Redução da Maioridade Penal;
A atenção para os EDITAIS como uma oportunidade;
Utilização das Mídias Livres para realização de Entrevistas e Debates com Temas e opiniões diversas;


16 de julho de 2015

Ascoob Sisal promove curso profissionalizante para mulheres rurais de Biritinga

A ASCOOB SISAL (PAC BIRITINGA), estará oferecendo em parceria com o CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável), cursos profissionalizantes para as comunidades através das Associações Comunitárias. O primeiro curso: PRODUÇÃO DE FLORES EM E.V.A, foi realizado na (sexta-feira dia 10/07/2015) na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Os cursos proporcionam aos agricultores familiares a oportunidade de gerar renda através da comercialização de produtos criados por eles mesmos, como por exemplo, esses jarros de flores artesanais.  Essa é uma iniciativa bastante proveitosa e que beneficia as comunidades rurais do município de Biritinga.

Fotos: Marcone Barreto (ASCOOB SISAL)


Ciganos invadem prefeitura de Conceição de Almeida e 'batem' em prefeito

Um grupo de ciganos invadiu a sede da prefeitura da cidade de Conceição de Almeida, no Recôncavo, a 174 km de Serrinha, nesta terça-feira (14). Segundo informações de populares, o grupo teria agredido o prefeito Armando Neves (PT) durante a invasão.

Segundo o site Portal de Notícias, o delegado Nei Brito, titular da delegacia de Polícia Civil de Conceição de Almeida, conduziu cinco invasores para serem ouvidos no Complexo Policial da cidade, onde permanecem à disposição da Justiça.

De acordo com testemunhas, uma alta dívida contraída pelo prefeito petista teria motivado os ciganos que trabalham com agiotagem a realizarem a invasão. A polícia civil está investigando o caso.

Serrinha: Adolescente toma arma de policiais, atira contra eles e é morto

Dois policiais militares foram baleados por um adolescente de 16 anos no fim da manhã desta quinta-feira (16), em Serrinha, depois que flagraram dois homens roubando peças de um veículo envolvido em um acidente na rodovia BR-116, perto do entroncamento de Lamarão. 

Segundo o boletim de ocorrência, registrado pela Polícia Civil, os militares da 1ª CIA do 16ª BPM passavam pela rodovia quando avistaram Marcelo da Silva Lima, de 25 anos, e o adolescente R. V. S. V. roubando peças de um Fiat Uno, placa NTN-8151, que capotou no início da madrugada.

Os policiais se aproximaram dos suspeitos e deram voz de prisão. Nesse momento, o adolescente reagiu, entrou em luta corporal com os militares, conseguiu pegar a arma do coldre de um dos PMs e começou a atirar contra eles. Após ver o colega ferido, o outro soldado agiu e efetuou disparos contra o suspeito, que foi baleado.

O policial que teve a arma tomada foi baleado na perna esquerda e no braço direito. Ele recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal (HM) e, em seguida, foi transferido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. Já o colega de farda, foi atingido de raspão na mão esquerda, sem gravidade. Segundo a Assessoria de Comunicação Social (ACS) do 16º BPM, o policial baleado não correm risco de morte e está sendo acompanhado pelo Serviço de Valorização Profissional (SEVAP) da Polícia Militar da Bahia.

O adolescente foi socorrido por outra guarnição que prestou apoio à situação e levado para o HM, mas não resistiu e veio a óbito. O menor morava na fazenda Sempre Viva, na região do povoado Cajueiro Grande, zona rural de Serrinha. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Territorial (DT) do município.

Fonte: Portal do Clériston Silva

Dupla foi flagrada roubando peças de um veículo capotado na BR-116

Dois PMs foram baleados e o adolescente morreu
Veículo que estava sendo depenado se envolveu em um acidente na madrugada

15 de julho de 2015

BIRITINGA: SECRETARIA DIVULGA NOTA E NÃO CONFIRMA NEM UM CASO ZIKA OU CHIKUNGUNYA

A Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga esclarece à população que, até o momento, não existe nenhum caso confirmado de febre Chikungunya ou Doença Exantemática Indeterminada (Zika), no município de Biritinga, de acordo com os resultados dos exames laboratoriais recebidos por esta Secretaria. Os diagnósticos confirmaram seis casos de dengue, dentre as doze situações notificadas.
Continuamos investigando os sintomas apresentados pelos pacientes que procuram as unidades de saúde desta cidade e esclarecemos que também estamos aguardando o resultado de muitos outros exames que foram realizados, para acompanhamento de cada caso.
Alertamos que o apoio da população no combate aos mosquitos transmissores (Aedes Aegypti e Aedes Albopictus) é fundamental para evitar o agravamento da situação no município.
SERVIDORES DA SAÚDE DA BAHIA EM GREVE A PARTIR DO DIA 17
Também é possível conferir nos gráficos os casos de dengue notificados e confirmados.
Obs: A notificação é a comunicação da ocorrência de determinadas doenças ou agravos à saúde por parte dos profissionais de saúde, ou qualquer cidadão, à autoridade sanitária, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
Fonte: http://bahiaemfoco.com.br/

9 de julho de 2015

Prefeitura de Biritinga divulga Nota de Pesar pela morte da Professora Grazy Silva


A Prefeitura de Biritinga divulgou nesta quinta-feira (09), uma nota de pesar pelo falecimento da Professora da rede municipal de ensino, Grazy Silva, que residia em Serrinha, e faleceu nesta quarta-feira (08). As aulas desta quinta-feira (09), foram suspensas. 
Nota de pesar:
Com muita tristeza, recebemos, na tarde de ontem quarta-feira(8), a notícia do falecimento da Srª Grazy Silva, Professora atuante na Rede Municipal de Ensino de Biritinga. Os sentimentos são, não apenas pela pessoa, prestativa e atenciosa mas também pela relevante contribuição que deixou na educação do Município. Ela deixou um filha de 13 anos. 

O Sepultamento está marcado para hoje 15hs em Serrinha. A Secretaria de Educação está disponibilizando transportes saindo às 13h:00 da secretaria de Educação.

Acusado de ter matado Jovem na zona rural de Biritinga é preso


Operação da polícia civil na tarde desta quarta-feira, comandada pelos delegados Hildebrando Alves e Daniel Fiuza resultou na prisão de Romário Oliveira da Silva, 20 anos, em comprimento a um mandado de prisão expedido pela comarca de serrinha, onde o mesmo é acusado pela morte de Gildasio Pereira Anjos, 24 anos, fato ocorrido no último sábado.



GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS E UM TRATOR DEIXA 9 PESSOAS FERIDAS NA BA-084 EM BIRITINGA

Um grave acidente envolvendo dois automóveis e um trator deixou 9 (nove) pessoas feridas na BA-084 de Biritinga / Nova Soure no povoado Barroção no município de Biritinga, nesta quarta-feira(8) por volta das 18:00 horas.
De acordo com as primeiras informações um corsa sedan e uma caminhonete colidiram com um trator, os dois automóveis são da Cidade de Araci que vinham de Esplanada, até o fechamento da matéria não tivemos nem uma confirmação de óbito, das 9 (nove) pessoas envolvidas, 3(três) crianças, uma 3 anos outro de 4 e um de 11 foram transferidos para o Hospital da Criança em Salvador outras duas pessoas foram encaminhadas para o Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana, três pessoas com ferimentos leves estavam sendo transferidas para o hospital municipal de Araci Cidade onde moram, para ficar em observação, já que os dois médicos acompanharam os feridos já citado acima. 22h:30m os Bombeiros estavam no local resgatando uma pessoa que ficou presa nas ferragem.
As notícias vão chegando: 00:40 hora 
O homem que ficou preso nas ferragens do Corsa Sedan, os bombeiros resgataram e deixaram no hospital de Biritinga, está conversando mas teve fratura no Fêmur e reclama de dores no braço a suspeita de fratura.
acidente dois carros trator biritinga1
acidente dois carros trator biritinga3
acidente dois carros trator biritinga4
O secretário de Saúde de Biritinga Laércio Brito convocou toda a equipe e estava na emergência no hospital coordenando a situação.
 acidente dois carros trator biritinga5
 acidente dois carros trator biritinga6
 Fonte: http://bahiaemfoco.com.br/

6 de julho de 2015

Atualização Territorial: Veja como ficou as divisas do município de Biritinga:

PUBLICADO HOJE NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA A LEI Nº 13.360 DE 29 DE JUNHO DE 2015 QUE DISPÕE SOBRE OS LIMITES DO MUNICÍPIO DE BIRITINGA.
Atualiza na forma da Lei 12.057, de 11 de janeiro de 2011, os limites dos seguintes municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.
Art. 1º - Os limites dos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente ficam atualizados com base na Lei nº 12.057, de 11 de janeiro de 2011, passando a vigorar com as redações constantes dos seguintes parágrafos:
§ 3º - Os limites do município de Biritinga, estabelecidos na forma da Lei nº 1.684, de 23 de abril de 1962, ficam atualizados, passando a vigorar com a seguinte redação:
I - com o Município de Araci – começa no ponto na estrada fazenda Pombal-Araci (coordenadas -11° 25' 10,99"; -38° 49' 05,83"), daí em reta, sentido nordeste, até o ponto na bifurcação da estrada Araci-Nova Soure com a estrada da fazenda Pombal (coordenadas -11° 21' 21,63"; -38° 46' 26,27");
II - com o Município de Água Fria – começa na foz do rio Paracatu no rio Inhambupe (coordenadas -11° 41' 34,57"; -38° 40' 28,48"), sobe pelo rio Paracatu até a foz do riacho do Vinagre (coordenadas -11° 46' 21,75"; -38° 50' 01,88");

III - com o Município de Lamarão – começa na foz do riacho do Vinagre no rio Paracatu (coordenadas -11° 46' 21,75"; -38° 50' 01,88"), daí em reta, sentido noroeste, até a foz do riacho de Areia no rio das Tabocas ou Quingi (coordenadas -11° 44' 56,13"; -38° 50' 16,08"), sobe pelo riacho da Areia a ponte da estrada Mucambo-Veludo (coordenadas -11° 44' 04,93"; -38° 50' 59,96"), daí em reta, sentido noroeste, até o ponto na estrada Cajueiro Grande-Vira Mão (coordenadas -11° 42' 50,05"; -38° 52' 24,16"), daí em reta, até o ponto de cruzamento da estrada Castelo-Sete Ferros com o riacho das Pedras (coordenadas -11° 41' 55,54"; -38° 52' 20,72");

IV - com o Município de Serrinha – começa no ponto de cruzamento da estrada Castelo-Sete Ferros com o riacho das Pedras (coordenadas -11° 41' 55,54"; -38° 52' 20,72"), daí em reta, sentido noroeste, até o sangradouro Tanque das Porteiras (coordenadas -11° 39' 41,09"; -38° 52' 51,54"), sobe pelo riacho do Tanque das Porteiras até cruzar com a estrada Porteiras-Água Boa (coordenadas -11° 39' 16,94"; -38° 52' 54,123"), segue pela estrada das Porteiras, até o entroncamento da estrada Água Boa-BA-233 (coordenadas -11° 37' 40,90"; -38° 53' 15,42"), daí em reta, sentido nordeste, até a foz do rio Cajueiro no rio Inhambupe (coordenadas -11° 36' 21,86"; -38° 51' 12,78"), sobe por este até o ponto fronteiro a fazenda Varginha, no rio Inhambupe (coordenadas -11° 32' 15,63"; -38° 52' 12,23");

V - com o Município de Teofilândia – começa no ponto fronteiro a fazenda Varginha, no rio Inhambupe (coordenadas -11° 32' 15,63"; -38° 52' 12,23"), daí em reta, sentido nordeste, até o ponto no cruzamento da estrada Varginha-Perna Mole com o córrego Varginha (coordenadas -11° 31' 18,50"; -38° 51' 56,70"), segue em reta, sentido nordeste, até o ponto na junção dos dois braços formadores do riacho da baixa do Baixão (coordenadas -11° 29' 2,342"; -38° 51' 40,365"), daí em reta, sentido nordeste até o ponto de cruzamento da estrada Baixinha de Fora-Olhos d'Água com o riacho da Caatinguinha (coordenadas -11° 24' 48,88"; -38° 49' 21,22").
Art. 2º - Ficam aprovados os mapas dos municípios segundo o memorial descritivo constante do art. 1º desta Lei.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 29 de junho de 2015.
RUI COSTA
Governador
Bruno Dauster
Secretário da Casa Civil João Leão
Secretário do Planejamento

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...