29 de setembro de 2014

Pastor Amós Alves inaugura primeira igreja evangélica da região de Limeira em Biritinga

O pastor Amós Alves, presidente da igreja evangélica Assembleia de Deus Conquistando Nações em Biritinga, inaugurou na manhã do último Domingo (28), na comunidade rural de Limeira, a primeira igreja evangélica da localidade. A inauguração também contou com a presença dos moradores da comunidade.

A igreja evangélica Assembleia de Deus Conquistando Nações assume seu papel social e tem ajudado inúmeras pessoas carentes de quase todas as comunidades rurais de Biritinga com doações de alimentos e roupas. É importante frisar da relevância do trabalho exercido pela igreja em todo município de Biritinga. 






Vitória vacila e perde para o Atlético-MG no Independência

Vitória vacila e perde para o Atlético-MG no Independência
Foto: Cristiane Matos / Futura Press / Estadão Conteúdo
O Vitória perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG este domingo (28), no Independência. O duelo foi bastante movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. Porém o Galo aproveitou melhor as chances e saiu com os três pontos. Com o revés, o time Rubro-Negro permanece na 18ª posição. (Bahia Notícias)

Após nova rodada de negociação, bancários mantêm greve a partir de terça (30)

Após uma nova rodada de negociações entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários decidiram manter a greve prevista para começar na próxima terça-feira (30).

Na reunião deste domingo (27), os bancos elevaram o índice de reajuste de 7% para 7,35% para os salários, e de 7,5% para 8% para os pisos, segundo a Contraf.

“O Comando Nacional dos Bancários considerou a nova proposta insuficiente não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”, informou a categoria, em nota.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25, entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde. A Agência Brasil não conseguiu contato com a Fenaban neste domingo.

PMs de Serrinha criticam lanche que receberam durante festa

Imagens feitas por policiais militares de Serrinha (16º BPM) exibem membros da corporação (que não mostram seus rostos) reclamando do "lanche" que receberam neste sábado (27) durante atuação na segurança de uma festa que ocorreu na Praça Morena Bela.

Segundo um PM que pediu para não ser identificado, o kit fornecido aos soldados continha apenas um pão e uma fatia de presunto. O lanche servido à tropa causou revolta e muitos policiais decidiram protestar. “Saí de casa para vir trabalhar, olha o que o polícia vem comer? Pão cacetinho com uma fatia fina de presunto. Este é o lanche", reclamou um policial.

Neste momento, outro PM completa: "E o meu ainda está frio!". Para terminar, um dos PMs que enviou as fotos afirma: " Este é o lanche do polícia que vai dar a segurança. Lanche padrão Fifa".

Ainda segundo os PMs, os alimentos foram acondicionados irregularmente. “Nem se preocuparam em embalar o pão, colocaram de qualquer forma dentro de uma caixa de papelão. Higiene zero!”, disse um policial.

As imagens foram divulgadas em redes sociais e enviadas ao Portal Cleriston Silva - PCS.
Fonte:  Portal Cleriston Silva

PMs de Serrinha criticam lanche que receberam durante festa  

22 de setembro de 2014

Tio mata sobrinha e guarda os seios da jovem

O agricultor Agrevil do Carmo Santos, de 50 anos, foi preso e confessou ter assassinado a sobrinha Janaína Fátima de Matos, 21 anos, em Curitiba (PR). A polícia informou que o corpo da vítima foi mutilado e o suspeito guardou os seios da jovem. Em depoimento, ele alegou que fez isso por achar a parte do corpo da sobrinha 'bonita'.

Janaína morava com o tio há quatro anos porque os pais viviam em Ribeirão do Veado, longe de Curitiba. Ela trabalhava em uma loja, onde conheceu o noivo e este mês decidiram se casar. O tio sempre teve ciúmes da jovem e ficou irritado com a notícia.

Agrevil falou em depoimento que teve um momento de 'bobeira' porque não queria que Janaína se mudasse. "Eu não queria que ela fosse embora de casa. Eu queria que ela ficasse, por isso me deu essa 'bobeira'", conta ao R7.

Janaína lavava roupa quando foi golpeada no pescoço pelo facão. Após atingi-la no pescoço, o suspeito arrancou os seios da jovem.

Ele tentou simular um latrocínio, roubo seguido de morte, mas imagens de circuito interno registraram o momento. O próprio filho do agricultor conseguiu as imagens e reconheceu o pai.

Agrevil acabou confessando o homicídio e mostrou onde jogou o corpo da vítima, em um rio da capital. O suspeito não resistiu a prisão e foi levado para um presídio do Paraná. Fonte: R7

19 de setembro de 2014

Biritinga: Um ano após queimar a bomba do poço, moradores da Comunidade Lagoa vivem sem água de qualidade para consumo

A comunidade de Lagoa, que fica a aproximadamente 17 km de Biritinga, vive uma realidade triste - a falta de água. Segundo os moradores do povoado, já faz 1 ano que a Bomba do Poço queimou, foi retirada pela administração do município e até o momento não retornou, e no povoado Boa Sorte já se completa 10 meses; No mês passado, retiraram a Bomba mas, até então não fizeram a manutenção.


Segundo a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB) após a implantação do poço e sistema funcionando a manutenção é dada e garantida pelo MUNICÍPIO através de contrato. Portanto, cabe ao município a garantia da manutenção e funcionamento desses poços.

O vereador Jorge do Portal, na busca por uma solução para o problema, conduziu o técnico Samuel que identificou o problema na bomba no sistema da comunidade Boa Sorte. Garantimos o projeto de ampliação da rede de água da Boa Vista para o povoado de Divinéia e assentamento 21 de abril. A CERB só está aguardando a entrega da Bomba pela Empreiteira para daí fazer a instalação e colocar para funcionar, previsto para a próxima semana. Já conseguimos viagens com o Carro Pipa para esta região, mas o problema é geral, uma Senhora da Fazenda Serra Branca, hoje, 10h, esteve na prefeitura de Biritinga, que estava em busca do número do celular do responsável pelo carro pipa do município, pois na parte de cima povoado tá sem água. Disse o vereador. 

O governo além das verbas, garantiu inúmeras máquinas para o município de Biritinga, dentre as quais, UM CARRO PIPA, justamente para ajudar nestas emergências, mas, parece que o carro pipa terá que abastecer o ano todo, pois a falta de manutenção da rede de abastecimento e a falta de manutenção nos poços está levando o município a uma condição social crítica. 

Fotos e informações: Jorge do Portal

 

Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 30%
- Aécio Neves (PSDB): 17%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Segundo o Datafolha, é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina desde a entrada da candidata do PSB na disputa, em agosto, após a morte de Eduardo Campos. A vantagem da petista passou de 3 para 7 pontos.

Segundo turno - O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior).

O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Espontânea - Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 30%
- Marina Silva: 24%
- Aécio Neves: 12%
- Outras respostas: 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 26%

Rejeição - A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 33%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 21%
- Pastor Everaldo: 21%
- Zé Maria: 18%
- Levy Fidelix: 18%
- Eymael: 17%
- Luciana Genro: 16%
- Rui Costa Pimenta: 15%
- Eduardo Jorge: 15%
- Mauro Iasi: 14%

14 de setembro de 2014

Santaluz goleia Biritinga e garante vaga antecipada no mata-mata do Intermunicipal

DSC_0396
Igor Tanquinho marcou dois gols | Foto: Notícias de Santaluz


Depois de um suado empate em 1 a 1 contra Conceição do Coité, a seleção de Santaluz passou sem grandes dificuldades por Biritinga na tarde deste domingo (14), após vencer a equipe adversária por 4 a 1, fora de casa, e está na segunda fase do Campeonato Intermunicipal. A goleada foi construída com dois gols de Igor Tanquinho, um de Ninho Malhador e outro de Fábio. Diego descontou para os donos da casa.
Santaluz começou o jogo pressionando e chegou ao gol logo aos 04 minutos, com Igor Tanquinho. Escalada pelo técnico Zé Carijé no esquema 4-3-3, com Eri, Tobinha e Igor Tanquinho no ataque, a seleção luzense continuou pressionando e marcou o segundo gol antes do intervalo, com o lateral esquerdo Ninho Malhador, aos 39 minutos. Na volta do segundo tempo, Santaluz voltou novamente com tudo e chegou ao terceiro gol após linda cobrança do meia Fábio, aos 19 minutos. Após o terceiro gol, Santaluz apresentou sinais de cansaço e levou deu espaço para Biritinga, que marcou o seu único gol na partida aos 23 minutos com o jogador Diego, que tinha acabado de entrar na partida.  
DSC_0404
Lateral esquerdo Ninho Malhador comemora segundo gol de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz
Preocupado, Zé Carijé colocou o zagueiro Tuim no lugar de Eri e reforçou o setor defensivo. A partir da substituição, a seleção luzense passou a jogar no 5-3-2 e definiu de vez a partida, com um gol de Igor tanquinho, aos 33 minutos, aproveitando uma bobeada da defesa de Biritinga.
O resultado garantiu de forma antecipada a classificação de Santaluz, com uma rodada de antecedência. A equipe de Zé Carijé lidera o Grupo 6, com 11 pontos, ao lado de Conceição do Coité, que venceu Riachão do Jacuípe por 2 a 1, de virada. O saldo de gols dá a vantagem à Santaluz.
No próximo domingo (21), a seleção luzense encerra a sua participação na primeira fase dentro de casa contra Riachão do Jacuípe, às 15h.
FICHA TÉCNICA
Biritinga 1 x 4 Santaluz
Coité: Dedo; Neguinho, Biro-Biro, Pudim e Alex (Lulu Cachoeira); Tadeu, Wilson, Telê e Pio (Diego); Ney e Kinho. Técnico: Camelo.
Santaluz: Ju; Amaral, Marcinho, João Carijé e Ninho Malhador (Rodolfo); Inho Gambirra, Edmundo e Fábio; Eri (Tuim), Igor Tanquinho e Tobinha (Marquinhos). Técnico: Zé Carijé.
Cartões amarelos: Pudim e Diego (Biritinga); Tobinha e Ninho Malhador (Santaluz)
Fonte: Notícias de Santaluz

Vitória perde para o Atlético-PR e volta à lanterna do Campeonato Brasileiro

Vitória perde para o Atlético-PR e volta à lanterna do Campeonato Brasileiro
Foto: Vagner Rosário / Futura Press / Estadão Conteúdo
O Vitória perdeu por 2 a 0 para o Atlético-PR neste domingo (14), na Arena da Baixada, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o revés, o Rubro-Negro baiano caiu na tabela e voltou à lanterna do certame nacional.

Bahia goleia o Figueirense e respira no Brasileiro

Ufá, aleluia, aleluia finalmente depois de seis partidas amargando derrotas e empates e se atolando dia-a-dia na zona de rebaixamento, o Esporte Clube Bahia deu hoje à tarde uma já quase esquecida alegria à torcida tricolor quando venceu o bom time do Figueirense pelo placar de 3 x 0, com o atacante Kieza sendo o destaque da partida ao marcar os dois gols da partida, agora somando 4 gols com a camisa do Bahia. Maxi Biancucchi desencantando marcou o terceiro gol do tricolor.  
O time desta vez fez uma boa partida em ambos os tempos, foi dedicado e completamente comprometido com a importância do jogo, já que sabia que não poderia fraquejar sob riscos de enterrar quase que totalmente as esperanças, senão matemáticas, mas moral em continuar sonhando na manutenção do clube da Série A. Agora é esperar que este resultado positivo, seja um prenúncio de uma arrancada a partir desta rodada para colocar o Esporte Clube Bahia inserido em um lugar da tabela respeitável e com sustos e riscos controlados até o final do Campeonato.  

O resultado ainda que importantíssimo ainda não tire o Bahia na zona de rebaixamento. Agora com 20 pontos, o time ultrapassa Vitória e Criciúma e alcança a décima sétima posição empatado com o Coritiba também com 20 pontos.  

E a luta continua com se diziam antigamente para o Esporte Clube Bahia que já na próxima quarta-feira quando o tricolor de aço, no Rio de Janeiro, e no Estádio do Maracanã encara o Botafogo-RJ, às 22h, em uma partida que um novo triunfo pode vitaminar e enriquecer definitivamente os propósitos da torcida tricolor na luta que trava para se manter vivo e aceso na busca da renovação do alvará de funcionamento para uma nova temporada, a quinta consecutiva. O jogo tem uma importância maior, por se trata de outra partida que tem o peso dos seis pontos com a derrota do Botafogo-RJ hoje à tarde para o Internacional.  


Confira os resultados do Brasileiro e a classificação. Como estão Bahia e Vitória.

Do Portal Futebol Bahiano

Biritinga: Moradores do Bairro Santa Cruz pedem intervenção do Prefeito para ‘obra irregular’



O vereador Jorge do Portal, busca uma intervenção do gestor municipal Gilmario Souza de Oliveira para a denúncia apresentada por moradores do bairro Santa Cruz em Biritinga. O assunto foi tratado na sessão da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (08). 

Moradores do bairro Santa Cruz apresentaram um abaixo-assinado, na Câmara de Vereadores de Biritinga denunciando uma obra irregular e pedindo o embargo e demolição da obra, pois além de ser continuidade da Rua Antonio Pedreira Marques é muito importante para o escoamento das águas pluviais nos entornos do Loteamento Nossa Senhora Aparecida. 

A obra irregular se refere a construção de uma casa que bloqueia a rua e segundo moradores, causa transtornos em épocas de chuvas. 



Quatro vítimas baleadas acidentalmente por metralhadora em Lençóis são de Serrinha

O trágico incidente ocorrido no início da manhã deste sábado (13) em Lençóis, na Chapada Diamantina, após uma metralhadora de um policial militar disparar acidentalmente, atingiu seis mulheres que participariam do 12º passeio ciclístico feminino do grupo “Pedal na Trilha”.

Das seis mulheres baleadas, quatro residem no município de Serrinha, na Região do Sisal, e outras duas em Lençóis.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do PCS, o incidente aconteceu por volta das 6h35 em frente ao Mercado Cultural, no centro de Lençóis.

O soldado da PM I.G.S., lotado na Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Ciipa/Lençóis) prestava apoio ao evento quando a bandoleira soltou do armamento, uma MT. 40, e ao cair no chão a arma foi acionada.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital municipal de Lençóis e Irecê. Duas delas foram atingidas na região abdominal e precisaram ser encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Uma delas, de pré-nome Jeane, foi alvejada três vezes no abdômen, e é considerado o caso mais grave.

O evento contava com a participação de cerca de 70 pessoas. Não há informações de vítimas fatais.PCS

8 de setembro de 2014

Serrinha: Prefeito e secretária de Educação denunciados por descarte de livros e tênis

O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso Araújo (PT), e a secretária municipal de Educação, Gelcivânia Silva Mota, são alvo de representação proposta ao Ministério Público, por um militante do Partido dos Trabalhadores, em virtude de suposto descarte irregular de tênis e livros da rede municipal de ensino.

Ivoney Praxedes Cavalcanti, conhecido por “Ney do PT”, é autor da representação. Segundo ele, várias caixas de livros e tênis, adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação de Serrinha, estavam sendo retirados de uma escola e levados para o lixão do município para serem incinerados.

Ele descreve na representação que, ao chegar ao lixão, encontrou vários focos de incêndio, não sendo mais possível visualizar a queima do material. Além de documentos, “Ney do PT” também apresentou fotos ao portal de notícias Valter Vieira do material abandonado em um prédio municipal.

Escondido - Na representação proposta ao MP, dia 3 de fevereiro, “Ney do PT”, relatou que no dia anterior à denúncia, tomou conhecimento de que havia na Escola Anexo, localizada na BR-116 e BA-409, caixas de tênis jogadas em frente a unidade escolar, e que algumas pessoas estavam levando o material.

“Ao me deslocar para o local, encontrei caixa de tênis em frente ao portão de acesso a escola, bem como em seu interior. As caixas estavam abertas, com cerca de mil pares de tênis, estavam descartados no local inapropriado e em péssimo estado de conservação”, contou o petista.

Além dos tênis, conforme fotos enviadas ao portal, “Ney do PT” também denunciou o armazenamento irregular de livros comprados pela Secretaria Municipal de Educação de Serrinha.

“Todo material estava jogado no chão, espalhado por toda área. Outra parte dos livros estava em um armário em péssimo estado, o que inutilizou, possivelmente, todo material”, lamentou “Ney do PT”.

Versões - Ouvido pelo portal de notícias Valter Vieira, o petista disse que o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso Araújo, traiu os princípios do Partido dos Trabalhadores.

“Faz tudo errado. Exemplo disso é o tratamento dado ao dinheiro público. Sou autor de várias representações contra ele e, principalmente, a secretária de Educação, Gelcivância Silva Mota”, esbravejou o petista.

O portal de notícias Valter Vieira entrou em contato com a Prefeitura de Serrinha, mas não conseguiu ouvir o prefeito Osni Cardoso sobre as acusações. A secretária municipal de Educação, Gelcivânia Silva Mota, também não foi localizada. (Fonte: site Valter Vieira)

Serrinha: Prefeito e secretária de Educação denunciados por descarte de livros e tênis

Gil de Gode, se conforme como torcedor – Diz Zé Carlos na Biritinga FM


Após a virada de 3 a 2 pela seleção de Riachão do Jacuípe na 4ª rodado do Campeonato intermunicipal 2014, Biritinga fica apenas com 03 pontos, 01 vitória e 03 derrotas, assim como a seleção de Riachão que também soma 03 pontos.

Em programa esportivo na rádio Biritinga FM (104,9), Zé Carlos mandou um aviso para o Prefeito: Gil, se conforme como torcedor que vai ser muito melhor! Deixe Camelo (treinador) trabalhar a vontade e botar quem ele quiser. É um pedido que faço pra você meu irmão. Disse Zé Carlos.

O técnico Camelo minimizou: Eu deixei Gil sozinho lá na frente e não interferiu no resultado. Afirmou.

Camelo também pediu o apoio da torcida e sinalizou para “não ficar criticando”. Ressaltou também que vai trabalhar com jogadores que tenham compromisso. 

Biritinga enfrentará a seleção de Santa Luz (líder do grupo) que empatou com Coité em Retirolândia no último domingo (07). O jogador Robinho que fez o gol de empate contra Coité, e foi eleito o melhor jogador em campo, não entra em campo contra Biritinga. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso no último jogo. 

Blog Biritinga Informa
Renilson Silva 

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...