28 de fevereiro de 2013

Prefeito de Aporá é encontrado morto; há suspeita de suicídio


O prefeito de Aporá, cidade que fica a 157 km de Serrinha, Zé Raimundo (PT), foi encontrado morto por familiares em sua residência.

Segundo o site Acajutiba News, há suspeita de que o gestor tenha se enforcado.

Natural do município, ele foi eleito pela primeira vez para um cargo público. Zé Raimundo deixa esposa e dois filhos.

PCS

Homem morre afogado em açude na zona rural de Serrinha


O corpo de um homem de 50 anos foi resgatado por populares em um açude que fica no povoado de Mombaça de Dó, na zona rural de Serrinha, na manhã desta quarta-feira (27). Ele morreu afogado no local na tarde de terça-feira (26), por volta das 16h.

De acordo com informações levantadas pelo repórter Renny Maia, Otaviano Alves dos santos nadava no açude junto com um sobrinho quando acabou se afogado. Ao perceber que o tio estava afundando, o garoto ainda pediu ajuda mais não conseguiu salvar a vítima.

O corpo de Otaviano foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. 

O afogamento acontece no açude de Mombaça de Dó


Corpo foi resgatado depois de 15 horas de buscas
Portal do Cleriston Silva 
Foto: Araketu/PCS

27 de fevereiro de 2013

'A carne é fraca', diz advogado de padre que foi filmado em sexo com menor


'A carne é fraca', diz advogado de padre que foi filmado em sexo com menor
Padre Emilson ao deixar delegacia Foto: Bruno Gonzalez / Extra
O advogado Roberto Vitagliano, defensor do padre Emilson Soares Côrrea, filmado em uma relação sexual com uma menor de idade, justificou o delito do seu cliente alegando que "a carne é fraca". “Padre também é ser humano”, disse o causídico. O ato teria ocorrido na casa paroquial da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro de Cubango em Niterói, zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com Vitagliano, o pároco admite fez sexo com a garota quando ela já tinha 18 anos e não aos 13 como afirmado pela família da jovem. “Ele manteve sim relações (com a jovem) desde o ano passado. "É uma moça lúcida, bonita e insinuante. Sabia o que estava fazendo", afirmou. Já a denúncia de abuso da irmã da jovem, que supostamente teria se iniciado quando a menina tinha 7 anos, é negada pelo religioso. O advogado ressalta que a garota seduziu o padre. “O Emilson é uma pessoa simples e apuração dos fatos mostrará que ele é uma vítima. Tanto que comunicou tudo o que aconteceu ao Ministério Público, em novembro do ano passado, antes de os fatos virem à tona. Essa acusação de estupro é uma deslavada mentira. A criança está sendo manipulada pelo pai”, acusa. Entretanto, o defensor não quis comentar o vídeo porque não teve acesso ao material. O pai das garotas é quem acusa o pároco. Contudo, testemunhas disseram que ele chantageava Emilson dizendo que se ele não desse dinheiro ou uma casa para família iria divulgar o vídeo. A delegada Marta Dominguez, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, disse que o pai das meninas pode ser acusado de extorsão.Contudo o homem nega as acusações. “Não existiu nenhum tipo de oferecimento nem de dinheiro nem de imóvel. Tudo está documentado e comprovado. Era um absurdo. Minha esposa beijava a mão dele”, disse ao relatar que o religioso ia a sua casa uma vez por mês. Com informações do Extra.

Opinião:
Esse padre mostro é um dos fascistas que falam em nome de Deus, distorcem a verdade e pregam o mal em sua atitudes. Assim como ele, existem muitos outros padres, pastores e demais lobos com vestes de ovelha, disfarçadamente escondidos atras de um púlpito. (Renilson Silva)

Cauc: 370 municípios baianos estão com o 'nome sujo' junto ao governo federal


Cauc: 370 municípios baianos estão com o 'nome sujo' junto ao governo federal
Municípios estão impedidos de receber recursos da União
Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que na Bahia, 370 municípios (88,7%) estão impedidos de celebrar qualquer tipo de convênio com a União, já que apresentam alguma irregularidade junto ao Cadastro Único de Convênios (Cauc). O Cauc é o "Serasa" do serviço público. Com o nome negativado nesse serviço, a prefeitura não consegue captar qualquer tipo de recurso federal. A inscrição no Cauc impede que o município, por exemplo, utilize o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), programa que o governo federal instituiu para agilizar as licitações de obras dentro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A pesquisa considera quatro requisitos fiscais, que constam no Cauc. São eles: obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais. Em todo o Brasil, dos 5.563 municípios, 4.458 (80,1% do total) estão com itens á comprovar. Segundo a CNM, neste início de mandato dos novos prefeitos e prefeitas eleitos, ocorreu uma taxa de renovação expressiva. São ao todo 4.063, (72,9%) os novos gestores que assumiram seus municípios com uma forte crise financeira. “A situação destes municípios é bastante preocupante, sendo necessário achar uma maneira de evitar que mais da metade das cidades brasileiras enfrentem estes problemas, pois se temos este cenário em todos os estados é sinal de que alguma coisa não está bem na federação brasileira e os municípios que são os executores de todas as políticas públicas precisam ser auxiliados tecnicamente e, sobretudo financeiramente para fazer frente às demandas de nossa população”, alertou a entidade representativa. (Bahia Notícias) 

26 de fevereiro de 2013

Padre é flagrado fazendo sexo na casa paroquial e será indiciado por estupro de menina de sete anos



Não é só no Vaticano que a Igreja Católica vive às voltas com denúncias de escândalos sexuais. Em Niterói, a Polícia Civil vai indiciar um padre por estupro de vulnerável. Ele teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos. Mas não foi só: de acordo com depoimentos prestados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, Emilson Soares Corrêa também manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos.

Emilson, de 56 anos, era o responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango. Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo. A partir do batizado, "O padre passou a aliciá-la e tocá-la em suas partes íntimas em troca de presentes como sorvetes, chocolates e passeios", conforme relatou a vítima, hoje com 19 anos, à polícia.

O EXTRA teve acesso a um vídeo, feito pela vítima, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.
A denúncia foi levada à delegacia pelo pai das meninas. Segundo ele, foi sua ex-mulher que flagrou a filha mais velha discutindo com o padre. Na ocasião, ela revelou à mãe que se relacionava sexualmente com o padrinho.
- Quando soube que minha filha mais velha estava sendo abusada, perguntei à mais nova se havia ocorrido algo com ela. Ela disse que durante um passeio a um sítio, quando tinha sete anos, o padre tocou em sua partes íntimas - contou ele.

Envolvimento emocional

Em petição enviada à delegacia, Emilson confessa ter mantido relações sexuais com a mais velha das duas irmãs, mas só a partir de quando ela completou 18 anos. Segundo o texto, ele "se sentiu envolvido emocionalmente" com a menina.
A delegada Marta Dominguez, que abriu o inquérito, explica que a denúncia só leva em consideração o estupro da irmã mais nova. Segundo ela, o caso da outra menina não se enquadra no crime: a vítima já tem mais de 14 anos, e não ficou provado que houve ameaça.


Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/padre-flagrado-fazendo-sexo-na-casa-paroquial-sera-indiciado-por-estupro-de-menina-de-sete-anos-7673180.html#ixzz2M0u42LUI

25 de fevereiro de 2013

Dom Ottorino Assolari realiza visita pastoral em Biritinga

Dom Ottorino Assolari
Fiéis de Biritinga receberam o Bispo Dom Ottorino Assolari na tarde deste domingo (24) na entrada da cidade. Assolari está em visita as entidades públicas  e comunidades rurais do município durantes as próximas semanas, o encerramento acontece no dia 17 de Março na Paróquia Nossa Senhora de Belém. 

A visita pastoral vem sendo realizada nas paróquias vinculadas a Diocese de Serrinha.

Dom Ottorino Assolari é um religioso italiano, membro da Congregação da Sagrada Família, e bispo católico residente no Brasil.

Foi ordenado sacerdote no dia 8 de setembro de 1973 e estabeleceu-se no Brasil em 1990 a serviço de sua congregação para ser mestre de noviços no estado do Paraná. Em 2005 o papa Bento XVI nomeou-o o primeiro bispo diocesano de Serrinha, no estado da Bahia. Foi sagrado bispo no dia 25 de novembro do mesmo ano em Campo Mourão e tomou posse no dia 18 de dezembro.

Blog Biritinga Informa 
Foto: Pedro Oliveira/Tribuna da Bahia

Três instituições de ensino no interior são autuadas pelo Procon-BA


Três instituições de ensino no interior são autuadas pelo Procon-BA
Três instituições de ensino que funcionam nos municípios de Catu e Pojuca foram autuadas pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, por desrespeitarem a legislação estadual que dispõe sobre a lista de material escolar. Duas das três notificações emitidas foram motivadas por denúncia de pais de alunos, sobre exigência de itens não permitidos pela legislação. As instituições autuadas foram a Escola Nossa Senhora do Futuro e a Educacional Batista, em Catu, e a Escola Surpresa de Pojuca. Entre os itens considerados abusivos, pedidos pelas instituições estavam copo descartável, guardanapo e papel higiênico. Segundo a superintendente do Procon, Gracieli Leal, as instituições só podem solicitar materiais que sirvam para as atividades pedagógicas das crianças. Também foram identificadas infrações como a preferência por marca de produtos e a exigência de comprovante de quitação da escola anterior para efetivação de matrícula de novos alunos. Os estabelecimentos responderão a processo administrativo, com direito à ampla defesa. BN

Seca não acabou, diz secretário Eduardo Salles


Seca não acabou, diz secretário Eduardo Salles
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, tem alertado "em sucessivos ofícios" à presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Integração, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e à presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que a seca ainda não acabou. Segundo nota enviada à imprensa, os reflexos causados pela longa estiagem são preocupantes. “Podemos comparar esta seca a um tremendo terremoto, cujas conseqüências serão sentidas pelo menos nos próximos dez anos, ou mais”, afirma Salles, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri). Entre as medidas urgentes reivindicadas ao governo federal estão a prorrogação do programa de “Venda Balcão” de milho subsidiado pela Conab, cujo prazo para encerramento expira na próxima quinta-feira (28), a prorrogação das dívidas de custeio e investimentos a vencer em 2013 e a prorrogação para 31 de dezembro das vigências das linhas de crédito emergencial para produtores rurais afetados pela seca e pelas enchentes na região Norte. "Essas linhas de crédito são fundamentais e indispensáveis nesse momento em que os pastos e os rebanhos precisam ser recuperados", diz a nota. Bahia Noticias

24 de fevereiro de 2013

Irmãos suspeitos de tráfico são presos pela Polícia Civil em Biritinga

Investigadores da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e da Delegacia Territorial (DT) de Biritinga, prenderam, na manhã desta sexta-feira (22), os irmãos Vinicius Almeida Santos, 26 anos, e Bruna Almeida dos Santos, 20. Os irmãos que moram na Rua Nova Soure, em Biritinga, são investigados pelo Serviço de Inteligencia por envolvimento no tráfico de drogas.


Eles foram capturados por volta das 10h na casa onde moravam com a mãe. Segundo as informações levantadas pela polícia, o imóvel era usado como ponto para a venda de entorpecentes. Outra mulher identificada como Débora Lopes Santos, 19 anos, mais conhecida como "Debi", que também estava no local foi detida.



Sob o comando do delegado Getúlio Queiroz Leal Paranhos Junior, titular da DT local, os investigadores vasculharam a casa e encontraram 22 papelotes de cocaína  52 gramas de maconha, 3 aparelhos celulares, material para embalagem e R$ 140,00 em especie.



Segundo a polícia, Vinicius já esteve preso na cidade de Vitoria da Conquista por tráfico e receptação  Os irmãos foram encaminhados à carceragem da 15ª onde ficarão à disposição da Justiça.

Irmãos foram flagrados com cocaína, maconha e dinheiro
Portal do Cleriston Silva 

A internet e a opinião pública

Pronto! Está mais que provado, a internet tem sido uma aliada da opinião pública, a rede se tornou arena de reivindicações, protestos e opiniões, uma verdadeira tribuna. É assim que tem de ser, precisamos aprender a utilizar as ferramentas para o benefício de todos.

A exemplo disso a blogueira cubana,Yoani Sánchez, recentemente chegada ao Brasil, e recebida com 
protestos. Sánchez é uma filóloga e jornalista cubana. Licenciada em Filologia em 2000 na Universidade de Havana, alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro.

Yoani procurou entender os reais problemas de seu país e expressar sua opinião na busca de soluções para eles. Ao contrario dos críticos que a recepcionaram, muitos deles estão tão preocupados com inutilidades, como por exemplo `Salve Jorge` ou o BBB, que nem sequer sabem quem foram os condenados do mensalãoHipócritas?, Yoani ou nós?

Ah,  sei. Em nosso pais não existem problemas sociais. Aqui não tem cúpulas de politiqueiros corruptos, nem desigualdade, nem falta de segurança, saúde e tampouco educação. Sim, existem problemas sociais,  a diferença é como a sociedade os enfrenta: com passividade e aceitação. 

Por: Renilson Silva 

21 de fevereiro de 2013

Engavetamento entre 3 veículos deixa um ferido em rodovia de Serrinha



Três veículos se envolveram em um engavetamento na noite desta quarta-feira (20), no quilômetro na rodovia BA-233, próximo a entrada do povoado Água Boa, em Serrinha.

De acordo com o repórter Renny Maia, o acidente aconteceu depois que o eixo traseiro do caminhão Mercedes-benz, placa JOF-0786, quebrou e o veículo ficou parado em cima da pista. Como não havia sinalização no local, uma caminhonete S10, placa JLZ-0434, que segundo as informações estava sendo conduzida por um menor, colidiu na traseira do caminhão, o que provocou o engavetamento envolvendo o VW Gol, placa JMS-4945, que era conduzido por Maria Conceição de Souza Carvalho, de 45 anos.

A mulher ficou ferida e foi levada para a emergência do Hospital Municipal de Serrinha (HMS). O engavetamento gerou lentidão no trânsito. 


Foto: Araketu/PCS

Professores cobram nomeações de aprovados no concurso

As nomeações dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação, realizado em 2010, foi o tema principal da primeira audiência pública da Câmara Municipal de Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira (21), no Edifício Bahia Center. No debate proposto pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), em nome da Comissão de Educação, Cultura Esporte e Lazer, os profissionais aprovados no certame exigiram da prefeitura de Salvador celeridade no processo.

A falta de educadores em muitas escolas da rede municipal de ensino foi alertada pela professora Arielma Galvão, que detalhou os números do concurso público e a necessidade das instituições municipais de ensino.

O certame da Secretaria de Educação disponibilizou 2.185 vagas. Deste total, 1.825 para o ensino superior e 300 para o ensino fundamental. Até agora, apenas 48% das vagas de professores foram ocupadas. “Não existe justificativa para essa demora. A não contratação dos profissionais está causando um prejuízo enorme na qualidade do ensino”, declarou o vereador Everaldo Augusto.

Outro questionamento feito pelos educadores é em relação à colocação de estagiários para assumir, irregularmente, as vagas que seriam dos concursados em sala de aula. Sobre esta situação, comentou uma estagiária que estava na audiência pública e que preferiu não se identificar, por medo de retaliações.

“Está insuportável. Quando foram nos recrutar, nos trataram muito bem. No dia-a-dia, a situação é bem diferente. Nos cobram como se fôssemos profissionais e nos pagam como estagiários. É muito cômodo para a Secretaria de Educação colocar estagiário no lugar dos concursados porque recebemos três vezes menos do que os profissionais”, lamentou a professora estagiária.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Elza Melo, questionou a prioridade dada pela prefeitura de Salvador à convocação do concurso da Secretaria Municipal de Saúde.

“Ele (o prefeito ACM Neto) disse que iria arrumar a casa, mas está desarrumando. Não importa se ele tem 40 ou 50 dias no cargo. Ele pode resolver. Por que a saúde foi prioridade e teve os profissionais convocados? A educação é tão importante quanto à saúde. Desta forma, nem a saúde nem a educação estão prestando serviços de qualidade ao município. O que falta para as convocações e nomeações acontecerem é somente vontade política”, opinou Elza Melo.

Diante de todas as questões elencadas pelos educadores na audiência pública, o subsecretario municipal da Saúde, Eliezer Cruz, reconheceu que “há falhas na celeridade do processo”. Entretanto, ressaltou a necessidade das escolas municipais e, sobretudo, a “vontade da secretária em adiantar o processo de convocação e nomeação dos professores”.

Sobre a colocação de estagiários no lugar de profissionais, Cruz também assumiu que não é a situação ideal, mas justificou a opção da pasta. “O caso é de extrema necessidade. Repito: é melhor que tenham estagiários para ajudar do que não ter ninguém. O estagiário é valorizado na Secretaria Municipal de Educação”, garantiu o subsecretário. (Bocão News)

20 de fevereiro de 2013

Começa matrícula na rede pública de ensino da Bahia


A matrícula de alunos da rede pública de ensino da Bahia começou nesta terça-feira (19). Até a quarta-feira (20), o atendimento nos postos de matrícula será feito aos estudantes que querem pedir transferência para mudar de escola.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, 700 mil estudantes já confirmaram matrícula. A secretaria estima que após o fechamento do calendário, o número de aproximadamente 1 milhão de alunos seja mantido.

A matrícula pode ser realizada presencialmente em qualquer escola do estado, independente daquela em que o aluno deseja estudar. Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual, a matrícula também pode ser feita pelo site da Secretaria da Educação do Estado.

Tanto pela internet como presencialmente, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos. Pais e alunos também podem tirar dúvidas sobre a matrícula pelo telefone 0800-285-8000.

Início das aulas - De acordo com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), as aulas do ano letivo de 2013 começam no dia 3 de abril. Parte dos estudantes da rede pública estadual ainda está em aulas, por conta da greve de 115 dias dos professores.

A Secretaria informou que o ano letivo de 2012 já foi encerrado em mais da metade das unidades de ensino do estado. Quatrocentas e cinquenta escolas terão aula até o dia 28 de fevereiro. Mesmo em aulas, os estudantes que não concluíram o ano letivo de 2012 podem fazer a matrícula para 2013, segundo informou a SEC.

Governo anuncia elevação da renda do Bolsa Família


O governo federal anunciou, nesta terça-feira (19), a ampliação do programa Bolsa Família. A partir de agora, os beneficiários passam a ter a garantia de renda acima de R$ 70 por pessoa, o que equivale a R$ 350 em uma família de cinco pessoas, por exemplo. Assim, todos os 22 milhões de beneficiários cadastrados no programa estarão acima da linha de extrema pobreza, definida para quem vive com até R$ 70.

Segundo a ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, para erradicar a pobreza absoluta no país o governo precisa localizar e incluir cerca de 2,52 milhões de brasileiros no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). A complementação de renda aos 2,5 milhões de brasileiros custará R$ 773 milhões em 2013. O pagamento começará a ser feito em março deste ano. PCS

19 de fevereiro de 2013

Banda Shalom faz show pela segunda vez no Aleluia Fest em Biritinga

DIA DOS EVANGÉLICOS EM BIRITINGA 
 

ALELUIA FEST 
Banda Shalom 

DIA16/03/2013
PROGRAMAÇÃOBANDA SHALOM, ESTABELECENDO A ARCA E OUTROS
PRELETOR:  PR. FABIO NOBRE
CIDADE: BIRITINGA/BAHIA

INFORMAÇÕES: 75 91123138 (JAIRO LADISLAU) 

18 de fevereiro de 2013

1004 inscritos no Garantia-Safra 2012/2013 em Biritinga

Secretaria de Agricultura de Biritinga realiza 1004 inscrições ao garantia-safra 2012/2013, um alto índice de abrangência de agricultores vítimas da estiagem.  Os inscritos dever esperar informações da Secretaria.


* O que é o Garantia-Safra?


O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.
Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo  GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Yoani Sánchez chega à Bahia após anos presa em Cuba


Blogueira segue para Feira de Santana nesta segunda para participar de eventos com temáticas sociais
Após cinco anos recebendo negativas do Governo de Cuba para poder sair de seu país, a blogueira opositora Yoani Sánchez pôde entrar em um avião neste domingo, 17, para empreender uma viagem internacional, que começará pelo Brasil e só foi possível pela reforma migratória vigente desde janeiro na ilha.
A blogueira desembarca em Salvador na manhã desta segunda, 18, e segue para Feira de Santana, onde participa de eventos com temáticas sociais, além de acompanhar a exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", com direção de Dado Galvão.
No final do dia, Yoani fala sobre 'Liberdade de Expressão e Direitos Humanos', às 18h30, na casa de shows Olimpo, com entrada gratuita.
Com o logotipo de seu famoso blog "Geração Y" impresso em sua mala de mão, Yoani, de 37 anos, passou sem maiores problemas pelo controle migratório do aeroporto de Havana para tomar um voo rumo ao Brasil, primeira escala de um périplo de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa.
"Isto será como a volta ao mundo em 80 dias", brincou a filóloga cubana em declarações a jornalistas no Aeroporto de Havana, onde chegou esta manhã muito cedo acompanhada de um grupo de parentes e amigos.
Yoani Sánchez, cujo olhar crítico sobre a realidade cubana foi reconhecido com múltiplos prêmios internacionais que nunca pôde receber pessoalmente, disse sentir-se como em um "sonho", mas com um "sabor agridoce" pelas limitações migratórias que persistem em seu país.
"Estou muito feliz, embora com essa sensação do corredor de 110 metros com barreiras que chega esgotado, suado e até machucado, mas que no final ganha a corrida. Venci uma pequena batalha pessoal, jornalística, cidadã e jurídica", manifestou.
No entanto, lamentou que a reforma migratória ainda não contemple o fato de entrar e sair de Cuba como um "direito inerente, pelo mero fato de ter nascido nesta ilha. Isso é uma grande limitação".
Nos últimos anos, a autora de "Geração Y" foi uma das vozes que mais denunciou o que ela denomina como "absurdo migratório" de Cuba, onde sair do país legalmente requeria a permissão das autoridades e de embaraçosos, caros e restritivos trâmites.
A maior parte dessas limitações foi suprimida com a reforma que entrou em vigor no último dia 14 de janeiro e agora só é necessário ter o passaporte em dia e o visto que exigir o país de destino para viajar ao exterior.
No entanto, algumas restrições foram mantidas, já que, por exemplo, podem ser negados passaportes por razões de "interesse público" ou "segurança nacional", e para determinados profissionais considerados "vitais" para o país é necessária ainda uma permissão especial das autoridades.
Nas últimas semanas, o Governo concedeu passaportes a críticos como Yoani e dissidentes como a líder das Damas de Branco, Berta Soler, mas não os autorizou para políticos que foram libertados nos últimos anos e cujas penas seguem vigentes.
"Tenho alguns amigos que não poderão sair por múltiplas razões: porque não lhes outorgaram o passaporte ou porque são prisioneiros da 'Primavera Negra'. Também há outros que não têm os recursos para viajar", destacou Yoani.
Em seu caso, a famosa blogueira se despedirá dos anos de negativas com uma grande viagem que começará no Brasil, onde cumprirá uma apertada agenda que inclui conferências sobre liberdade de expressão e direitos humanos.
Outros de seus destinos serão República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha.
Yoani Sánchez também visitará México, Peru e Estados Unidos, onde dará conferências em várias universidades e visitará as sedes do Google e do Twitter.
Além de reivindicações pela normalização migratória, outro pedido constante de Yoani Sánchez é por um acesso livre à internet, cujo uso particular em Cuba está fortemente restrito.
Por isso um de seus desejos nesta viagem é "navegar pela internet sem censura e sem ter de pagar US$ 6 por hora".
"Sem que ninguém olhe sobre minhas costas para saber em que site estou navegando", disse a blogueira, que é uma ativa usuária do Twitter, que acessa através de um telefone celular.
Após a flexibilização migratória, a blogueira lembrou que em Cuba ainda restam muitas reformas pendentes, como a descriminalização da divergência, a liberdade de expressão e associação ou a permissão para criar meios de comunicação livres e independentes.
"Há muitas reformas pela frente, acho que as mais importantes estão no campo político, onde quase nenhum passo foi dado", concluiu. A TARDE 

17 de fevereiro de 2013

Vitória joga mal, é goleado em casa e eliminado do Nordestão


O Leão entrou em campo como favorito no segundo jogo da semifinal da Copa do Nordeste em razão do triunfo no primeiro jogo das quartas-de-final, fora de casa contra o Ceará. Mas deixou escapar a classificação que parecia garantida ao levar 4x1 do time alvinegro na tarde deste domingo, 17, no Barradão.
Após vencer o primeiro confronto por 2x0 fora de casa, o Vitória poderia até perder por um gol de diferença, mas não segurou o ataque cearense e acabou levando a goleada.
Precisando vencer por dois gols de diferença para avançar à próxima fase, o Vozão começou tomando sufoco do rubro-negro, que chegava fácil pelas laterais. Com o setor defensivo sólido no início do primeiro tempo, o Vitória anulou todas as jogadas de ataque do Ceará, porém, nas poucas vezes que conseguiu finalizar, o time visitante foi mais eficaz.
Dinei lamenta; Vitória era favorito mas deu brecha e decepcionou a
torcida no Barradão
O Ceará começou mostrando que seria um visitante inconveniente e logo aos 3 minutos de partida deu o primeiro chute a gol. Mesmo com o Vitória marcando forte, Magno Alves abriu o placar aos 20 minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, Ricardinho levantou na área e o veterano camisa 9 testou para o fundo da rede e abriu o placar.
Pouco depois, no lance seguinte do ataque cearense e em mais uma bola alçada na área do Vitória, aos 25 minutos, Ricardinho cobrou escanteio e a bola desviou no primeiro pau. O zagueiro Rafael Vaz, livre na área, só teve o trabalho de tocar de leve e empurrar para o fundo das redes.
Após igualar o placar no agregado, o Ceará se motivou para o segundo tempo e dominou a partida. O Vitória, apático em campo, só assistiu. As laterais que fluíam na primeira etapa, não apoiavam o ataque nem marcava o setor ofensivo do Vozão. Em um apagão do sistema defensivo do rubro-negro, o lateral Eric entrou livre de marcação no meio da área e recebeu passe açucarado de Ricardinho e bateu colocado na saída de Deola para marcar o terceiro.
Na sequência, logo aos 8 minutos do segundo tempo, o meia Gabriel acertou um belo chute colocado e Deola fez um milagre para evitar. Pingo, que havia acabado de entrar no time, pegou a sobra e teve apenas o trabalho de empurrar para as redes, ampliando a vantagem dos visitantes. Max Biancucchi ainda diminuiu após bate rebate na área e passe de Dinei, porém, aos 29 minutos da segunda etapa, já era tarde para uma reação.
No final da partida, os rubronegros reclamaram do árbitro pernambucano Gilberto Castro, por não marcar um pênalti em Dinei e expulsar Renato Cajá e Escudero no mesmo lance, por reclamação. Mas nada alteraria o resultado e a eliminação do último time baiano na Copa do Nordeste.
O Ceará enfrenta o ASA na semi-final da competição no próximo domingo, 24. No jogo da outra chave, o Campinense enfrenta o Fortaleza, que bateu o Santa Cruz por 2x1, com um gol aos 47 do segundo tempo. Já o Vitória, entra em um período de "férias forçadas", assim como o Bahia, e só entra em campo para um jogo oficial no dia 20 de março, na abertura da próxima fase do Campeonato Baiano.
O jogo - Apesar de jogar fora de casa e em inciar a desvantagem no placar, o Ceará não tomou conhecimento do Vitória no Barradão. Mesmo com mais volume de jogo, o Leão não conseguiu finalizar como o time visitante. Durante a primeira etapa o Leão tomou conta do jogo mas levou dois gols em sequência e não manteve o mesmo rendimento depois do intervalo.
Caio Júnior optou em sacar Mansur da lateral esquerda e lançou mão de Cardoso, com maior poder de marcação que a jovem promessa, porém com menor velocidade. Durante a segunda etapa, o treinador tirou o zagueiro David Braz, que não estava tão bem em campo, e deslocou o camisa 6 para a zaga, apostando na velocidade de Mansur.
Porém o time não melhorou em campo e, mesmo com a entrada de Marquinhos em lugar do volante Rodrigo Mancha, o Leão continuou inoperante e não conseguiu reagir,
A partida seguiu quente até o final e, nos acréscimos, um princípio de confusão. Dinei caiu na área e o time reclamou pênalti. O árbitro interpretou que o atacante caiu na área e aplicou o cartão amarelo. Na sequência da jogada, Fernando Henrique chegou duro em Renato Cajá e o árbitro nada marcou.
Durante a confusão, o próprio Cajá, o meia Escudero e o técnico Caio Júnior levaram cartão vermelho e foram expulsos da partida.
Favoritos caem - Além do Vitória, o Bahia entrou como favorito na Copa do Nordeste e não passou da primeira fase. Grandes rivais dos times baianos, Sport e Santa Cruz também eram fortes candidatos ao título, mas também tombaram no meio do caminho.
Os confrontos da semi-final colocam frente a frente dois times do Ceará, um alagoano e um paraibano. ASA x Ceará e Campinense x Fortaleza medirão forças no próximo domingo, 23, e no dia 3 de março para conquistar o troféu da Copa do Nordeste.
Independente de quem se sagrar campeão, o título será inédito para as equipes, com exceção do Ceará - que possui um troféu do Nordestão na sua galeria, conquistado em 1969.
Vitória e Bahia, maiores vencedores do campeonato (sete no total - cinco do Leão e dois do tricolor) e participantes da Série A do Brasileirão, voltam a campo somente no dia 20 de março, pela estreia do Camepenato Baiano 2013. (A Tarde)

15 de fevereiro de 2013

Banda Shalom faz show pela segunda vez no Aleluia Fest em Biritinga

DIA DOS EVANGÉLICOS EM BIRITINGA 
 

ALELUIA FEST 
Banda Shalom 

DIA16/03/2013
PROGRAMAÇÃOBANDA SHALOM, ESTABELECENDO A ARCA E OUTROS
PRELETOR:  PR. FABIO NOBRE
CIDADE: BIRITINGA/BAHIA

INFORMAÇÕES: 75 91123138 (JAIRO LADISLAU) 

Meteoro caiu na Rússia, Governo confirma 514 feridos


Um meteorito atravessou o céu sobre os Montes Urais na Rússia na manhã desta sexta-feira, provocando explosões e deixando mais de 400 feridos - a maioria dos ferimentos causados por estilhaços de vidro. Ao menos três pessoas estão em estado grave.
AP
Meteorito passa próximo à estrada na região de Kostanai
"Houve pânico. As pessoas não faziam ideia do que estava acontecendo. Todo mundo começou a ir um na casa do outro para checar se estava tudo bem", disse Sergey Hametov, residente de Chelyabinsk, cerca de 1,5 mil km a leste de Moscou, a maior cidade afetada da região. "Vimos uma grande bola de luz quando saímos para ver o que era e ouvimos um som forte de trovão."
Um segundo residente de Chelyabinsk, Valya Kazakov, disse que alguumas idosas no seu bairro choraram pensando que se tratava do fim do mundo. Outros viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor.
Alguns meteoritos - fragmentos de um meteoro - cairam em um reservatório fora da cidade de Cherbakul, informou o gabinete do governo regional, de acordo com a agência ITAR-Tass.
Meteoros geralmente causam estrondos sonoros quando entram na atmosfera, porque percorrem o espaço muito mais rápido do que a própria velocidade do som. Ferimentos provocados na escala de hoje são extremamente raros.
O porta-voz do Ministério do Interior Vadim Kolesnikov disse que mais de 400 pessoas procuraram tratamento médico após as explosões, incluindo três com ferimentos graves. Muitos dos ferimentos foram causados por vidros quebrados.
Kolesnikov disse também que cerca de 600 m² de um telhado de uma fábrica de zinco caiu. Não se sabe com clareza se a queda foi causada pelo meteorito.
Há declarações conflitantes sobre o que de fato aconteceu. Um porta-voz do Ministério de Emergências Irina Rossius afirmou que se tratou de uma chuva de meteoros, mas outra porta-voz do governo Elena Smirnikh confirmou que um único meteoro foi fragmentado.
Um vídeo amador mostrava um objeto caindo do céu às 9h20 do horário local (3h20 em Brasília), deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 km de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
O meteorito atingiu a Rússia menos de um dia antes de o 2012 DA14 fazer a passagem de um asteróide mais próxima da Terra já registrada - cerca de 28 mil km. Mas a Agência Espacial Europeia publicou em seu Twitter que os dois eventos não tinham conexão. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2 mil km² na Sibéria em 1908.
Pequenos pedaços de detritos espaciais - especialmente partes de cometas e asteroides - que estão em rota de colisão com a Terra são chamados de meteoróides. Quando os meteoróides entram na atmosfera terrestre, são chamados de meteoros. A maioria dos meteoros são destruidos na atmosfera, mas se eles sobrevivem ao calor e à fricção, são chamados de meteoritos.
Os dramáticos eventos provocaram reações de políticos na Rússia. O premiê Dimitri Medvedev, durante um fórum de economia na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, disse que o meteorito poderia ser um símbolo para o fórum, mostrando que "não somente a economia é vulnerável, mas todo o planeta".
Vladimir Zhirinovsky, o líder nacionalista, disse que "não são meteoros caindo, são testes de uma nova arma americana".
Com AP e Reuters

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...