27 de dezembro de 2012

Retirolândia: Funcionários ocupam gabinete do prefeito


Indignados o atraso de salários e décimo terceiro, os funcionários públicos do município de Retirolândia ocuparam, na manhã desta quarta-feira (26), o gabinete do prefeito. Os servidores começaram o protesto pela manhã, quando se aglomeraram frente da sede da prefeitura.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Retirolândia (Sindismur), Antonio Pereira, conhecido como Tonhão, liderou uma manifestação e orientou os funcionários a não retornar as atividades até que os pagamentos sejam feitos. Enquanto os manifestantes aguardavam a chega do prefeito, a Policia Militar (PM) chegou ao local.

Os servidores permaneceram acampados no local. Após constatar que a manifestação não causou danos ao prédio e que tudo ocorria pacificamente, a PM deixou o local. P.C.S//Com informações do Retiro Notícias.

23 de dezembro de 2012

Bahia: um terço da população depende do Bolsa Família


Bahia: um terço da população depende do Bolsa Família
Ao todo, 1,8 milhão de famílias baianas receberam, em 2012, o Bolsa Família, programa do governo federal de combate à pobreza. A Bahia fecha o ano como o primeiro estado do Brasil, proporcionalmente à população, em número de pessoas atendidas pelo programa. O segundo maior beneficiado é o estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, informa o jornal A Tarde. As famílias foram incluídas no programa, entre os 2,8 milhões inscritos, por terem renda mensal de até R$ 70, isto é, estão na faixa de extrema pobreza, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS). A média de integrantes por família, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sedes), é de três pessoas. Isso significa que pouco mais de um terço da população do Estado (cerca de 5 milhões) é diretamente beneficiada pelo programa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia conta com 14 milhões de habitantes. O aumento médio de inscrições é de 100 mil famílias por ano. Neste ano, até novembro, foi registrado um crescimento de 300 mil. "O maior acesso a informação sobre o programa facilitou o cadastro, contribuindo para o aumento. Outro fator é o enquadramento de mais pessoas às exigências do MDS", explicou ao A Tarde a coordenadora regional do Bolsa Família, Luciana Santos. Bahia Notícias

Coité: Assis apresenta oficialmente seu secretariado


Faltaram três secretários por motivos de força maior. Frnacisco Apolônio, César Junior e Alex Lopes

O Governo Assis e Alex tem o desafio de reduzir os gastos com pessoal e começou pelo primeiro escalão. O anúncio do secretariado foi feito nesta sexta-feira, 21, na CDL de Conceição do Coité.

Dentre os nomes mais bem avaliados segundo a assessoria de comunicação está Arivaldo Mota que assumirá a pasta do Controle Interno. Para Assis o escolhido é um dos homens mais respeitados da política coiteense e recebeu a responsabilidade de zelar pelo bom funcionamento do governo. “A chave do cofre está com ele”, apontou Assis.

O prefeito eleito apresentou os nomes e argumentou a escolha de cada um dos oito secretários:

Secretário da Saúde: Alex Lopes;
Secretária da Educação: Perpétua Boaventura;
Secretário da Administração e Planejamento: kleuber Cedraz;
Secretária de Desenvolvimento Social: Evania Carneiro;
Secretário da Fazenda: César Júnior;
Secretário de Indústria, Comércio e Serviço: Francisco Apolônio;
Secretário da Agricultura: Urbano Carvalho;
Secretário de Relações Institucionais e Comunicação: Valdemi de Assis;

*Assis anunciou oito nomes, sendo que um é o vice prefeito ALex Lopes. A  Secretaria de Infra-estrutura será comandada interinamente por kleuber Cedraz.

Saúde: Alex Lopes


Empresário, 37 anos. Formado em Economia. Eleito vice prefeito nas eleições de outubro e filiado ao PMDB. Será o responsável pela principal política estruturante do governo. Ele vai gerenciar a Secretaria de Saúde com a missão de desenvolver na cidade uma rede de atendimento humanizado e capaz de resolver os graves problemas enfrentados hoje pela população que é a falta de serviços básicos no setor.


Educação: Perpétua Boaventura

Psicopedagoga, 47 anos. Formada em Pedagogia e experiente para atuar no setor. Foi agente administrativa no Ministério da Justiça, chefe do GT de Educação na Direc 12, promotora de eventos do Centro Cultural de Coité, coordenadora geral da secretaria da Educação de Pé de Serra, conselheira municipal de Educação, fundadora e diretora do Colégio Projeção. Além disso, realiza consultoria em educação e elaboração de projetos. Também lecionou na Universidade Leonardo da Vici e Colégio Estadual Polivalente.

Administração e Planejamento: Kleuber Cedraz

Empresário bem sucedido no município, 40 anos de idade. Proprietário de gráfica e um administrador de sucesso. Foi presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Coité e do Partido dos Trabalhadores, coordenou a campanha que levou o partido ao governo e tem capacidade de liderança. Perfil que lhe será exigido muito no novo trabalho. Vai acumular a coordenação de duas secretarias. Além de Administração e Planejamento vai responder interinamente pela pasta de Infra-estrutura.

Relações Institucionais e Comunicação: Valdemi de Assis

Um comunicador nato. Tem 51 anos. Fundou e integra a equipe de reportagem do site de maior audiência na região que é o Calila Notícias. Foi radialista com passagem por muitas rádios dentre elas a Regional AM, Sisal AM e Sabiá FM. Já foi vereador por duas vezes e candidatou-se uma vez a deputado estadual. Terá a missão de comandar as ações de relação da prefeitura com outros poderes e com a sociedade civil, além de cuidar da comunicação do governo e das políticas públicas para o setor.

Desenvolvimento Social: Evania Carneiro

Professora, 42 anos de idade. Formada em Letras Vernáculas e especialista em estudos literários. Foi candidata a vereadora uma vez e é filiada ao PT. Atua na rede estadual de ensino e foi diretora da Fundação Baillon Lopes Carneiro. Sua tarefa é uma das mais importantes do governo. O prefeito Assis quer que as ações que promovam a Assistência Social no município sejam prioridades visando combater a pobreza extrema e desenvolver socialmente a cidade.

Fazenda: José César Batista da Silva Júnior

Advogado, 27 anos de idade. Iniciou a vida profissional na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, ainda como estagiário, sendo contratado logo após pela Prefeitura de Lauro de Freitas, onde exerce o cargo de Procurador Fiscal. Paralelo ao serviço público, se dedicou a advocacia atuando em processos criminais, tributários e trabalhistas, bem como a atividade pecuária e empresarial ligada ao transporte de cargas. César é natural de Santo Antonio de Jesus, é casado com a coiteense Ana Verena Mota Gomes e está em Conceição do Coité, desde o início do ano.

Agricultura e Meio Ambiente: Urbano Carvalho

Agricultor familiar, 53 anos. Filiado ao PT, foi candidato a vice prefeito em 2000 e a deputado estadual por duas vezes. Destacado no sindicalismo da Região Sisaleira. Presidiu o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sisal (CODES), a Fundação de Apoio aos Trabalhadores (FATRES) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coité, além de diversos outros movimentos como a Unicafes Bahia, Fetag, Sicoob, Contag e CUT. Tem experiência no setor e vai coordenar a secretaria que tem um dos maiores públicos do município que são os agricultores, além de ser responsável pela política de proteção ao meio ambiente que é um dos maiores problemas existente na cidade.

Indústria, Comércio e Serviços: Francisco Apolônio

O empresário Chico como é conhecido foi vereador por quatro mandatos. Tem 55 anos. Desenvolve uma das maiores experiências na área de geração de emprego e renda e proteção ambiental com uma empresa de reciclagem de plástico no Distrito de Salgadália. Tem a missão de ser coordenador do programa que vai gerar milhares postos de trabalho no município. Filiado ao PMDB.

Controladoria Interna: Arivaldo Mota

Contado, 60 anos. Um dos homens mais respeitados da política coiteense. Recebeu a responsabilidade de zelar pelo bom funcionamento do governo. Vai trabalhar pelo Controle Interno visando dar transparência e garantir a aplicação correta dos recursos públicos. Arivaldo é fundador do PT e foi o primeiro vereador eleito pelo partido juntamente com Betão, em 2000.


Por Paulo Marcos | fotos: Raimundo Mascarenhas

Polícia prende acusado de estuprar mulher de 21 anos em Biritinga


Policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coorpin, sob o comando dos delegados Fabio Santos e Getulio Queiroz, prenderam, na tarde de quarta-feira (19), José Marcos de Jesus. Ele é acusado de estuprar uma mulher de 21 anos, em uma estrada rural do município de Biritinga, a 21 km de Serrinha.  

Segundo os agentes, o criminoso e um comparsa que está foragido abordaram e a levaram para um matagal, sob ameaça de ser morta. Ainda de acordo com os policiais, a mulher afirmou ter sido abusada pelos dois criminosos e, em seguida, foi espancada.

O caso aconteceu na noite de terça-feira (18). Depois do estupro, a mulher foi levada para o hospital da cidade onde permanece internada. Ela reconheceu o acusado.

O delegado Getúlio Queiroz e policiais do SI continuam à procura do outro homem. Portal do Cleriston Silva

20 de dezembro de 2012

Baiano mata a família e se suicida na França


Autoridades francesas investigam a trágica morte de uma família de quatro pessoas na localidade de Salon-de-Provence, próxima à cidade de Marselha, no sul do país. Segundo as primeiras informações policiais, o brasileiro Ubiratan Teles de Almeida, 35, teria assassinado, na segunda-feira, 17, a mulher dele, de 29 anos, com golpes de faca, e depois se enforcado junto com as duas filhas do casal, de 3 e 6 anos. Ubiratan é natural de Candeias, município da Grande Salvador, e estava na França há cerca de dez anos.
O corpo da mãe foi encontrado no quarto de uma das filhas. O pai enforcou as duas meninas e, depois, se matou da mesma forma na garagem da casa. O imóvel fica na Rua Maryse Bastié, no Condomínio Clos Mouton, habitado em grande maioria por militares da base aérea 701, localizada nas proximidades. O inquérito aponta para a tese do "drama familiar", segundo as autoridades, em um "contexto de separação não muito bem aceito".
O tribunal de Aix-en-Provence informou que o brasileiro deixou escrita uma carta em português, que ainda estava sendo oficialmente traduzida, na qual expressava desespero e inconformidade diante da perspectiva de um divórcio. Vizinhos contaram à imprensa local que recentemente testemunharam disputas entre o casal. O pai estava desempregado e enfrentava dificuldades em encontrar uma ocupação. A mãe era cabo e servia na base aérea. Os corpos das quatro vítimas estavam sendo autopsiados, na última terça-feira, 18, na unidade médico-legal do Hospital Timone, em Marselha.

Alerta - A polícia foi alertada por causa da ausência de uma das filhas na escola. Com isso, agentes descobriram as cenas trágicas por volta das 18h30 (horário francês) da última segunda-feira. "Vizinhos, cientes das circunstâncias da ameaça de separação do casal, e não vendo as crianças voltarem da escola, avisaram a professora, explicando o contexto", contou à imprensa o prefeito de Salon-de-Provence, Michel Tonon, no local da tragédia.

"A polícia foi alertada e reagiu rapidamente. Vendo luzes no interior da casa, e os veículos no exterior, os policiais entraram e descobriram os corpos", complementou Tonon. Segundo depoimentos de vizinhos da família ao jornal regional La Provence, não havia nenhum sinal manifesto de que semelhante drama poderia ocorrer. O brasileiro foi definido como um indivíduo "doce e calmo". O casal se mudou para o condomínio em setembro. Fonte: A Tarde 

Prefeito acusado por fraude é condenado à prisão e declarado inelegível por 8 anos na Bahia

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista, foi condenado nesta quarta-feira (18), pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, a três anos e nove meses de prisão. Segundo o Ministério Público, ele foi acusado de contratar bens e serviços com dispensa indevida de licitação.

O prefeito também foi condenado a perda do cargo, pagamento de multa, além de ser declarado inelegível por oito ano anos.

Ainda segundo o MP, o prefeito fragmentava despesas parar burlar o processo de licitação exigido. Durante a gestão, 15 processos administrativos foram desenvolvidos de forma irregular, entre eles a compra de combustível de forma irregular no valor de R$ 250 mil.

Outra licitação irregular para compra de medicamentos e materiais hospitalares somou R$ 95 mil.

Na mesma sessão da 2ª Câmara Criminal, o prefeito de Teolândia Antônio Santana Júnior foi condenado pela morte de um jovem em abril de 2007 durante um acidente de carro na BR-101, próximo ao município de Laje. Ele foi condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Correio24horas

Feliz Natal e um 2013 repleto de bençãos


Para falar do Natal, não existem segredos, basta olhar para dentro de nós mesmos. No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinhos, ser mais solidários. É o que nos envolve, este Espírito Natalino. Mas vejamos o mundo num foco mais nítido - isso ocorre somente nesta época do ano. O nascimento de Jesus Cristo tem o poder de causar essa transformação em nós. Época em que surgem milhares de voluntários, pessoas fazendo seus donativos, pessoas se abraçando, trocando calor humano com seus entes queridos. Eu vejo muita gente se engrandecer diante desse espírito, mas eu somente tenho a perguntar: - Por que?

Porque essas coisas só ocorrem no mês de Dezembro? Será um mês sagrado? Será que é tão difícil sermos assim o ano inteiro? Todos os dias de nossas vidas, nós devemos amar uns aos outros, respeitar uns aos outros, sermos solidários. O mundo não funciona somente no Natal, as crianças não necessitam de carinho, apenas no Natal, os necessitados, não passam fome, não sentem frio apenas no Natal. Eu quero olhar o Mundo e poder ver isso todos os dias.

Se Deus me concedesse um desejo, desejaria que nascesse um Jesus Cristo todos os dias.
(Fernanda Molina) Pensador
''O Blog Biritinga Informa deseja a você e toda sua família, Feliz Natal e um 2013 cheio de bençãos, que venhamos nos tornar a cada dia pessoas com mais amor, solidariedade e menos egoísmo.''

Serrinha: Homossexual é preso por sequestrar ex-namorado

Gessé (camisa escura) e Luan (camisa rosa)
Um inusitado caso de sequestro, cuja exigência do autor para libertar a vítima seria a garantia de reatarem um relacionamento homoafetivo, foi solucionado, na terça-feira (18), em Serrinha, com a prisão do promotor de eventos Gessé da Anunciação Silva, de 29 anos, que contratou dois homens para manter o ex-namorado, de prenome Murilo, 18 anos, em cárcere privado num sítio localizado na zona rural do município. 

Convencido pelo delegado Fábio Santos da Silva, coordenador da 15ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), a se entregar, Gessé foi preso na residência da família, no bairro Rodagem, tendo o delegado conseguido resgatar a vítima na mesma casa.

Os policiais também prenderam no mesmo bairro Luan Pires Oliveira, de 19 anos, que na segunda-feira (17), acompanhado de um adolescente, de 16 anos, abordou Murilo quando este saía do trabalho – um restaurante às margens da BR-324, na região de Feira de Santana. Diante da insistência de Gessé em retomar o relacionamento mantido há alguns anos, os pais do rapaz decidiram se mudar para Feira, afastando-o de Serrinha.

Sob a mira de dois revólveres, Murilo foi sequestrado por Luan e o adolescente e levado até o sítio próximo ao Parque Trem da Alegria, onde Gessé já o aguardava. Eles transportaram a vítima num veículo Fox, de cor branca, clonado, que o mentor do crime afirmou ter comprado em Salvador por R$ 5 mil. O patrão de Murilo presenciou o sequestro e entrou em contato com a 1ª Coorpin/Feira.

Armas e algemas foram usadas no crime
Os pais da vítima foram procurados pela polícia e, diante da probabilidade de o crime ter como motivação o término de um relacionamento em Serrinha, o coordenador da 1ª Coorpin, delegado Ricardo Esteves Brito Costa, acionou o colega Fábio Santos Silva. Familiares de Gessé forneceram o número de seu telefone celular aos policiais que investigavam o caso.

Abuso sexual - Ao negociar o fim do sequestro, o coordenador da 15ª Coorpin falou diversas vezes com Gessé que, irredutível, exigia que Murilo reatasse para ser libertado. O delegado chegou a conversar com a vítima que, ameaçada pelos sequestradores armados, lhe disse estar bem. Na verdade, enquanto esteve em cárcere privado o rapaz foi agredido e abusado sexualmente por Gessé e Luan.

Convencido pelo delegado que deveria se entregar, o promotor de eventos deixou o sítio e seguiu com Murilo para a casa da família, no bairro Rodagem. A vítima forneceu ao delegado a localização do sítio, onde foram encontras algemas, restos de alimentos e pedaços de velas, acessas durante a noite em que o local serviu de cárcere. Murilo informou ainda conhecer Luan, tendo este sido preso em sua casa, onde escondia as duas armas. Os policias também apreenderam nas imediações o adolescente envolvido no crime.

O delegado Fábio Santos Silva autuou Gessé da Anunciação e Luan Pires Oliveira em flagrante por sequestro, cárcere privado e estupro. Eles estão custodiados na Delegacia de Serrinha, de onde serão transferidos para o Presídio Regional. O adolescente infrator foi apresentado pela família ao fórum local. 

Promotor de eventos se recusava a libertar a vítima enquanto ele não aceitasse reatar o relacionamento dos dois

Informações do Portal do Cleriston Silva 

Jorge do Portal é diplomado primeiro vereador do PT em Biritinga

Vereador Roberto e Vereador Jorge do Portal

O jovem Jorge do Portal, militante petista, foi eleito pela 1ª vez vereador em Biritinga/Ba. Candidato por duas vezes Jorge é o 1º Vereador do PT após 9 anos de sua fundação. Com sua simplicidade, seu carisma, sua história de luta em seus diversos movimentos e mobilizações, Jorge do Portal, sempre deixou claro que todos os frutos decorrente as lutas foram devido as diversas parcerias, pois, nunca, jamais desenvolveu suas atividades individualmente, sempre teve ao lado, amigos, voluntários, parceiros e juntos combateram e combatem um bom combate pensando no coletivo, buscando VIVER E CRESCER EM COMUNIDADE. (Com informações do Blog Jorge do Portal)

A diplomação aconteceu no dia (14/12/2012) no fórum Luiz Viana Filho em Serrinha/Ba. 


Ver. Laércio Brito e o Prefeito Gilmário
Prefeito Gilmário 

Assalto deixa um ferido em Biritinga

Dois homens em um carro modelo 'strada' assaltaram um Bar localizado na Fazenda Bebedouro em Biritinga/BA, na noite desta terça-feira (19/12/12), o assalto deixou um homem conhecido como 'Manoel' ferido, o mesmo foi encaminhado para Feira de Santana/BA. Segundo informações Manoel foi atingido por um disparo de arma de fogo e está em um hospital em FSA. 

19 de dezembro de 2012

Mulher é estuprada por dois homens em Biritinga

A polícia começou a investigar nesta quarta-feira (19) um caso de abuso cometido contra uma mulher de 21 anos em uma localidade do município de Biritinga, cidade que fica a 21 km de Serrinha.

A mulher teria sido estuprada por dois homens. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (18). A violência foi descoberta pela família da vítima e denunciada à polícia civil da cidade.

A vítima foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de exames que confirmará o abuso. O resultado ainda não foi divulgado. A polícia não divulgou mais detalhes do caso para não atrapalhar as investigações.

O delegado Getúlio Queiroz e policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coorpin estão na cidade à procura dos suspeitos. (Portal do Cleriston Silva)

Jau no Biritinga Folia 2013


Rumores que circulam pelas ruas da cidade afirma que o cantor Jau é uma das atrações do Biritinga Folia 2013, as informações a respeito do evento serão publicadas pela Prefeitura Municipal em breve. 

18 de dezembro de 2012

Senado aprova MP que reduz conta de energia


Senado aprova MP que reduz conta de energia
O Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que trata da renovação das concessões para as transmissoras, geradoras e distribuidoras de energia elétrica e propõe redução de cerca de 20% no preço final da tarifa. A matéria foi aprovada com texto idêntico ao enviado pela Câmara dos Deputados e será enviada para sanção presidencial. A expectativa do governo é a de que as medidas representem redução de 19% a 28% no preço da tarifa paga por grandes empresas. Para a conta de luz dos cidadãos, a diminuição pode chegar a 16,2%, de acordo com cálculos do Executivo. (Bahia Notícias)

Coité: Prefeito eleito quer 'corrupção zero' na cidade


O prefeito eleito Francisco de Assis (PT), de Conceição do Coité, afirmou nesta terça-feira (18), durante a diplomação no Centro Cultural do município, que vai adotar a política da “corrupção zero” na administração.

Ele anunciou que vai rever contratos e adotar a política da austeridade, sobretudo no início da gestão, “quando a população vai precisar ter paciência”. “Vou receber uma prefeitura gastando acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com limite de pessoal, irregularidades com o INSS e a polêmica lei da estabilidade econômica aos servidores, que vou tentar derrubar na Justiça. Ainda por cima, tem logo no início doa no o aumento do salário mínimo, que provoca um impacto nos cofres da prefeitura”, declarou Assis.

Também foram diplomados os 15 vereadores eleitos de Conceição do Coité. O atual gestor, Renato Souza (PP), teria burlado uma lei que já foi considerada ilegal pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Paulo Maracajá, para beneficiar aliados políticos. P.C.S

Algumas pessoas são tão POBRES, que não tem nada além de dinheiro


A reflexão acima desperta-nos a uma melhor maneira de viver, sem se importar unicamente com posses, com o egoísmo, com nossos 'eus', e saber que existe uma herança intelectual rica, algo que dispensa as riquezas materiais e nos fazem refletir: Que valor tem minhas posses?

Quantas pessoas, vítimas da desigualdade, estão a beira do imenso rio da pobreza, com fome, sede, sem almejar um futuro melhor para seus descendentes. 

A melhor riqueza está constituída no intelecto, e particularmente, eu tenho visto uma massa 
de pessoas possuidoras de muitos bens materiais, com contas bancárias recheadas de dinheiro,
mas não portam nem sequer EDUCAÇÃO, a educação que nasce das entrelinhas
das tarefas escolares e atividades educacionais.

São elas, vítimas dos seus desejos de posses, da soberba e afins. 



Treze pessoas são presas em Alagoinhas, Santo Estevão e Itaberaba por conta de abate clandestino


Treze pessoas são presas em Alagoinhas, Santo Estevão e Itaberaba por conta de abate clandestino
Foto: MPE-BA / Divulgação
Treze pessoas foram presas em flagrante durante operações de fiscalização e combate ao abate clandestino e venda de carne imprópria realizadas na última semana pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Civil. As ações aconteceram em Itaberaba, Alagoinhas e Santo Estevão. Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), promotor de Justiça Roberto Gomes, o Ministério Público continuará a desenvolver o trabalho de identificação de locais de abate clandestino em 2013. “Pretendemos identificar os fomentadores do abate clandestino para combater e evitar o consumo de carne imprópria, além de promover a responsabilização dos envolvidos nessa prática ilegal, a partir das informações produzidas em inquéritos policiais sobre o abate e a comercialização desses produtos impróprios para consumo”, afirmou Gomes. (Bahia Notícias)

13 de dezembro de 2012

Maçons prestam homenagem a Luiz Gonzaga nesta quinta-feira


A Grande Loja do Estado da Bahia (Gleb), com presença do Grão Mestre da Bahia Jair Técio,  prestará homenagem nesta quinta-feira (13) ao centenário de nascimento do maçon e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. A cerimônia acontecerá no Espaço Cultural da Barroquinha, às 19h. Gonzagão entrou para a maçonaria em 1971 e chegou ao grau de mestre em 81. Para homenagear a instituição da qual foi membro por anos, o pernambucano de Exu compôs, em parceiria com o também maçon Orlando Silveira, a música Acácia Amarela. Bahia Notícias

Iaçu: Funcionário público sobe em telhado da prefeitura para cobrar salário


Um eletricista da prefeitura de Iaçu, no norte baiano, a 241 km de Serrinha, decidiu chamar a atenção da população e da administração municipal, na tarde desta quarta-feira (12), para que seu salário seja pago. Cebolinha, como é conhecido, munido de uma faixa e um megafone, subiu na parte superior do prédio da prefeitura e afirma que só descerá se o tesoureiro for entregar, lá em cima, os vencimentos que diz ter direito.

Apesar de o atraso no pagamento de salários ser um drama vivido por milhares de servidores de centenas de cidades baianas, a prefeitura argumenta que está em dia com o funcionalismo e alega que o profissional, que é concursado, quer ser beneficiado sem mérito. “Ele não trabalha e quer receber dinheiro. Quando ele é chamado para realizar um serviço não aparece”, disse uma interlocutora da atual gestão, de prenome Jaene.

Segundo ela, que se negou a informar o sobrenome e o cargo que ocupa, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, estiveram no local, conversaram com Cebolinha, que se recusou a descer, e foram embora. Segundo a funcionária, o eletricista não pensa em se jogar lá de cima. “Ele usa um megafone para cobrar, mas em nenhum momento ele falou em se matar. O tesoureiro já conversou, pediu para ele descer e negociar, mas ele afirmou que só desce se o dinheiro for entregue lá em cima”, informou. (Portal do Cleriston Silva)

Se essa moda pega?!

Barreiras: 'A cidade está doente e quem está doente não faz festa'', diz prefeito eleito


Barreiras: 'A cidade está doente e quem está doente não faz festa'', diz prefeito eleito
Antônio Henrique (E) cancelou carnaval de 2013 |Foto: Nova Fronteira
O prefeito eleito de Barreiras e futuro administrador do município do oeste baiano, Antônio Henrique (PP), anunciou nesta quarta-feira (12) que o carnaval realizado todos os anos está suspenso em 2013. A decisão foi comunicada durante a cerimônia de sua diplomação, do vice-prefeito e dos 19 vereadores eleitos nas eleições de outubro. “A cidade está doente e quem está doente não faz festa”, justificou, com a garantia de que os barreirenses pularão atrás do trio elétrico em 2014. “Hoje a situação da infraestrutura urbana é caótica, a malha viária está intransitável, os postos de saúde fechados, o recolhimento do lixo urbano inexiste em boa parte da cidade. E impossível fazer um carnaval com apenas um mês de governo nas condições em que hoje se encontra a cidade”, informou. (Bahia Notícias)

Joaquim Barbosa diz que Ministério Público deveria investigar denúncias contra Lula


O ministro Joaquim Barbosa que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou durante a terça-feira (11), que o Ministério Público deve realizar as investigações que o operador do mensalão Marcos Valério fez e que iriam colocar o ex-presidente brasileiro como pessoa central do esquema.
Quando saía da sessão em que estava presente no Conselho Nacional de Justiça, Barbosa disse que ficou sabendo o conhecimento oficioso, mas não oficial do Marcos Valério havia dito em seu depoimento no mês de setembro e que foi revelado na quarta-feira (11). Quando questionado se o Ministério Público deve investigadar as questões, ele diz que acreditava que sim.
Conforme foi informado, Valério afirmou que Lula deu “ok” para que houvesse empréstimos dos bancos para poderem financiar o esquema. O encontro ocorreu no gabinete do ex-Presidente, conforme aponta a versão que Valério diz. O empresário que operava o mensalão afirmou também que havia repassado dinheiro para que Lula pudesse arcar despesas pessoais. Conforme Valério, estes recursos tiveram seu depósito realizado na conta no grupo de segurança Caso, que é propriedade do ex-assessor do presidente Freud Godoy. Durante o depoimento, Valério classificou Godoy como sendo um “faz-tudo” do ex-presidente.
Esta existência de um novo depoimento contendo novas acusações do empresário foi feita no dia 1.º de novembro. Depois que Valério foi condenado pelo STF como sendo o “operador” do esquema do mensalão, Valério foi procurar de maneira voluntária a Procuradoria-Geral da República. O objetivo dele, era trocar este novo depoimento e outras informações que ele diz ter para contar, como forma de obter proteção e ter sua pena reduzida. A declaração aconteceu durante o dia 24 de setembro na capital Brasília, tendo seu início às 9h30 e acabando a 1 hora da tarde. Neste período houve o preenchimento de 13 páginas contendo as declarações do empresário.
http://www.noticiasbr.com.br/joaquim-barbosa-diz-que-ministerio-publico-deveria-investigar-denuncias-contra-lula-89503.html

Exu preserva até hoje imagem de Luiz Gonzaga



Exu, localizada no estado de Pernambuco, é uma típica cidade do interior nordestino. Tem a praça da igreja, ruas estreitas com paralelepípedos, casas simples e gente humilde. O calor, típico do sertão, nesta época do ano chega a seus 40°. Se em muito se assemelha às outras regiões sertanejas, apenas ela pode se orgulhar de ser berço do maior representante da música nordestina: Luiz Gonzaga.

O pequeno município, com pouco mais de 30 mil habitantes, preserva até hoje no imaginário popular uma relação de intimidade com a figura do seu ilustre filho. Mesmo cem anos após seu nascimento, Gonzaga ainda é tido como rei. Em uma rápida visita aos principais pontos turísticos da cidade, é possível conhecer um museu em sua homenagem, bustos dos mais variados tipos, além de seu nome estampado em muitos prédios públicos. EBC 

11 de dezembro de 2012

Projetos produtivos de mulheres rurais serão beneficiados; Biritinga foi contemplado


Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (05/12), o resultado da seleção das 36 organizações que apoiarão projetos produtivos de mulheres rurais de 27 cidades baianas.

As organizações que atenderam a convocação vão dividir o montante de R$ 3 milhões destinados aos projetos, sendo R$ 1,4 milhão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), R$ 1,2 milhão da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e R$ 400 mil da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).

O apoio financeiro é de caráter não-reembolsável e visa promover atividades produtivas geradoras ou fomentadoras de emprego e renda como forma de tornar sustentáveis as atividades rurais e os empreendimentos conduzidos por mulheres.

As mulheres beneficiadas são dos municípios de Nordestina, Biritinga, Feira de Santana, Ichú, Inhambupe, Novo Triunfo, Serra Preta, Ribeira do Pombal, Presidente Tancredo Neves, Saubara, Cansação, Jeremoabo, Araci, Santa Luz, Laje, Ibirapitanga, Valença, Vera Cruz, São Domingos, Itiúba, Maraú, Senhor do Bomfim, Condeúba, Conceição do Coité, Valente, Sátiro Dias e Serrinha.

O resultado da seleção foi publicado obedecendo aos seguintes limites e valores: a) Grupo ou organização formal de 10 a 30 mulheres por projeto; b) Valor correspondente a R$ 3 mil por beneficiária para calcular o valor global; c) Valor total entre R$ 30 mil e R$ 90 mil por projeto. Os recursos aplicados são oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia (Funcep), do Tesouro do Estado e de outras fontes captadas pelo Estado da Bahia, sob a forma de doação ou empréstimo.

O edital teve a participação de 76 organizações, tendo como base as ações e estratégias do Programa Vida Melhor, que apoia, prioritariamente, atividades econômicas de diversas cadeias produtivas, como Bovinocultura, Mandiocultura, Apicultura, Fruticultura, Suinocultura e Artesanato.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre

A triste realidade dos hospitais do interior: Vítima de acidente continua em Serrinha esperando por vaga em hospital de Salvador


Drama e angústia. Estas são as palavras que definem a espera por uma vaga em um hospital de Salvador, que pode durar dias.

Uma família de Serrinha (BA) espera, há três dias, pela transferência de Reginaldo Ferreira dos Santos, 28 anos, vítima de um acidente na tarde de domingo (9) no cruzamento das avenidas Manoel Novais e Antônio Rodrigues Nogueira, no centro de Serrinha.

Segundo o médico Alexander Pinheiro Piérola, ele teve fratura no fêmur, fratura exposta na perna e braço direito, está com alguns dedos do pé direito necrosado e precisa ser transferido imediatamente, mas não há vagas nos hospitais da capital. Ainda segundo o médico, se não for tratada com brevidade, a necrose pode comprometer a perna inteira, chegando, inclusive, a amputação total do membro.

Além de fazer a cirurgia no fêmur, Reginaldo terá que se submeter a uma cirurgia de enxerto de pele para diminui o risco de infecção e proporcionar uma recuperação mais rápida e efetiva no local da fratura.

Na porta do hospital em que a vítima está, a espera dos familiares é angustiante. “É horrível essa demora, essa espera. Ele pode morrer aqui, adquirir uma infeção hospitalar e ninguém faz nada”, dispara uma irmã do rapaz. Reginaldo reclama que está praticamente imobilizado e sem poder, sequer, fazer suas necessidades fisiológicas. “Eu tenho dor no corpo todo, não posso me mexer pra lugar nenhum. Alguém por favor me ajude”, apela.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as vagas no Hospital Geral do Estado estão ocupadas e que as equipes tentam uma transferência em caráter de urgência para outro hospital do estado.

"Nós não temos a vaga, então por conta disso estamos tentando uma transferência através da Central de Regulação do Estado para que o rapaz seja removido para um centro especializado em outra cidade", afirma Gilberto Carvalho, secretário de saúde.

A família de Reginaldo conta que ele foi levado no mesmo dia do acidente para hospitais de Salvador e Feira de Santana, mas teve que retornar por falta de vaga.

O acidente – A colisão envolveu a motocicleta Honda Boz, placa JQK-9697, e um carro modelo Fiat Pálio, placa JPM-9924. As circunstâncias do acidente ainda não foram totalmente esclarecidas, mas testemunhas disseram que o carro vinha no sentido bairro da Bomba-bairro da Rodagem e atingiu a moto que vinha no sentido BA-411-Centro.

Após bater na moto o carro subiu em uma calçada, bateu em uma joalheria e capotou. O motorista do Pálio Ramon Borges Araújo, 22 anos, e três passageiras, Dalila Araújo Ventura, Tainara Araújo Ventura e Laise Borges Ventura tiveram apenas ferimentos leves. O pedestre Waldelnildo Santos Ferreira, que estava na calçada no momento do acidente, também ficou ferido, porém sem gravidade.

Já Reginaldo Ferreira dos Santos, que pilotava a moto, e a passageira, Balbina Sena Ribeiro, 34 anos, foram retirados do local por equipes de resgate e socorridos inicialmente no Hospital Municipal de (HM) de Serrinha. Balbina, que morava em Salvador e tinha vindo a Serrinha para visitar um filho, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana. Fonte//Portal do Cleriston Silva. 




Biritinga: Confira a lista com novos beneficiários do Bolsa Estiagem para o mês de Dezembro

O Blog Biritinga Informa, comunica a todos a relação dos novos beneficiários do Bolsa Estiagem. 
Segue abaixo a relação dos novos nomes dos beneficiários que começarão a receber o BOLSA ESTIAGEM a partir deste mês de dezembro, de acordo com o calendário do bolsa família. 

O benefício é pago em 7 parcelas de R$ 80,00 que totaliza R$ 560,00 e é distribuído através do cartão cidadão. Mais informações, entrar em contato com a Caixa. 

ADRIANA DE JESUS BISPO
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA
ALANNE BARROS DA SILVA
ALCIVANIO MEIRELES DA SILVA
ANA CLAUDIA SILVA DA CRUZ
ANA LIMA DE SOUZA
ANA MARIA AZEVEDO MOURA
ANTONIA RIBEIRO DE SOUZA
ANTONIO BATISTA DOS SANTOS
ARYLMA DOS SANTOS SOUSA
AUTO JORGE DE SOUZA
CARMOSA DA CONCEICAO CRUZ
CHARLENE DE JESUS MOURA
CLARICE DE SOUZA DE OLIVEIRA
CLECIA DOS SANTOS SILVA
CLEIDIVAN SANTOS ANJOS
CREMILDA SOARES DE CERQUEIRA
CRISTOVAO PEREIRA GONCALVES
DAIANA MEIRELES DOS SANTOS
DALVA DOS SANTOS DANTAS
DAMIAO PEREIRA DA SILVA
DIVA DA CRUZ MEIRELES
DJALMA DOS SANTOS
DOMINGAS FERNANDES DAS VIRGENS
EDENICE BARBOSA SANTOS
EDINALVA BATISTA LEAL
EDNA DUARTE LIMA
EDNALVA DOS SANTOS
EDNALVA OLIVEIRA DE MEIRELES
ELENA DA SILVA SANTOS
ELENICE SANTANA DOS SANTOS
ELIENE DE JESUS SANTOS
ELSON NUNES SANTOS
ERENILDE DOS SANTOS TOMAZ
ERIVALDO NASCIMENTO BRITO
EUGENIA CERQUEIRA SANTOS
EUJACIO LADISLAU DE OLIVEIRA
FABIO DIAS DOS SANTOS
FERNANDO DE OLIVEIRA
FLORICE BISPO DOS SANTOS
FRANCISCA MOURA MATOS
GELVANIA CARVALHO DOS SANTOS
GENIVALDO SANTOS BATISTA
GILSEANE CRUZ PEREIRA
GIRLANE DOS SANTOS DANTAS
HELENICE SOUZA SANTOS
ISABEL DE SOUZA SANTOS
JACIRA SANTOS DE SOUZA
JAELMA DANTAS DOS SANTOS
JOAO BERNARDO SOUZA
JOCILENE SOUZA DANTAS
JOSE CELSO DE OLIVEIRA
JOSE LADISLAU FERREIRA
JOSE MILTON SILVA DE OLIVEIRA
JOSEFA DE SOUZA SILVA
JOSEFA OLIVEIRA DOS SANTOS
JUCELIA ALVES DOS SANTOS
JUCILENE FIRMIANO DOS SANTOS
LAURA DA SILVA LEAL
LINDINALVA CERQUEIRA DA SILVA
LOURIVAL DA CRUZ BRITO
LUCICLEIDE CRUZ DE JESUS
LUCIENE DE JESUS SILVA
LUIZETE SANTOS DA SILVA
MANOEL DE CERQUEIRA SILVA
MANOELA BARBOSA SANTOS PEREIRA
MARIA BRIGIDA CERQUEIRA SOUZA
MARIA DA SILVA IRMA FERREIRA
MARIA DALVA DE JESUS FIGUEREDO
MARIA DE FATIMA BISPO DE SOUZA
MARIA DE FATIMA SOUSA DOS SANTOS
MARIA DOLORES PEREIRA BRITO
MARIA EDITE DOS SANTOS PEREIRA
MARIA EUNICE DE BRITO OLIVEIRA
MARIA HELENA DOS SANTOS LEAL
MARIA HELENA SANTOS DE JESUS
MARIA ISABEL DE CARVALHO
MARIA JOSE CORREIA DE SANTANA
MARIA JOSE RODRIGUES DE FIGUEREDO
MARIA LUCIENE BRITO DE CARVALHO
MARIA ROMILDA DO NASCIMENTO
MARIA SONIA DOS SANTOS SOUZA
MARIA TERESINHA BRITO BARBOSA
MARIA ZITA LUCIANA DA SILVA
MARIANA SOUSA DOS SANTOS
MARILENE DE LIMA SANTOS
MARINA TEIXEIRA CARDOSO DOS SANTOS
MARINEIDE DOS SANTOS FIGUEREDO
MARISE CARVALHO BARBOSA DE BRITO
MATEUS RAMOS DA CARVALHO
NILDETE DE JESUS
NILSON RODRIGUES DOS SANTOS
NILZA LUCIANO DOS SANTOS
NORMA CRISTINA DA SILVA
NUZIA SELMA RODRIGUES DA SILVA
OTILIA DOS SANTOS FERREIRA
RAILDA DE JESUS
RAIMUNDA PEDREIRA DE SOUZA NERES
RAIMUNDO NONATO COSTA SANTA ROSA
RENILDA BRANDAO DE CARVALHO
ROSALIA REIS DOS SANTOS
ROSALINA SANTOS BRITO
ROSIANE SANTOS SOUZA
ROSINEIDE DE JESUS
SALVADOR SOUZA NASCIMENTO
SILVANIA CANDIDO DA SILVA GOMES
SONIA SOUZA DOS SANTOS
SUZANA DE MOURA SOUZA
VALDEMIR OLIVEIRA PEREIRA
VANDA SALES DOS SANTOS
VANIA LUCIANA DOS SANTOS
VERA LUCIA MOURA SANTOS
EDINALVA BATISTA LEAL
EDNA DUARTE LIMA
EDNALVA DOS SANTOS
EDNALVA OLIVEIRA DE MEIRELES
ELENA DA SILVA SANTOS
ELENICE SANTANA DOS SANTOS
ELIENE DE JESUS SANTOS
ELSON NUNES SANTOS
ERENILDE DOS SANTOS TOMAZ
ERIVALDO NASCIMENTO BRITO
EUGENIA CERQUEIRA SANTOS
EUJACIO LADISLAU DE OLIVEIRA
FABIO DIAS DOS SANTOS
FERNANDO DE OLIVEIRA
FLORICE BISPO DOS SANTOS
FRANCISCA MOURA MATOS
GELVANIA CARVALHO DOS SANTOS
GENIVALDO SANTOS BATISTA
GILSEANE CRUZ PEREIRA
GIRLANE DOS SANTOS DANTAS
HELENICE SOUZA SANTOS
ISABEL DE SOUZA SANTOS
JACIRA SANTOS DE SOUZA
JAELMA DANTAS DOS SANTOS
JOAO BERNARDO SOUZA
JOCILENE SOUZA DANTAS
JOSE CELSO DE OLIVEIRA
JOSE LADISLAU FERREIRA
JOSE MILTON SILVA DE OLIVEIRA
JOSEFA DE SOUZA SILVA
JOSEFA OLIVEIRA DOS SANTOS
JUCELIA ALVES DOS SANTOS
JUCILENE FIRMIANO DOS SANTOS
LAURA DA SILVA LEAL
LINDINALVA CERQUEIRA DA SILVA
LOURIVAL DA CRUZ BRITO
LUCICLEIDE CRUZ DE JESUS
LUCIENE DE JESUS SILVA
LUIZETE SANTOS DA SILVA
MANOEL DE CERQUEIRA SILVA
MANOELA BARBOSA SANTOS PEREIRA
MARIA BRIGIDA CERQUEIRA SOUZA
MARIA DA SILVA IRMA FERREIRA
MARIA DALVA DE JESUS FIGUEREDO
MARIA DE FATIMA BISPO DE SOUZA
MARIA DE FATIMA SOUSA DOS SANTOS
MARIA DOLORES PEREIRA BRITO
MARIA EDITE DOS SANTOS PEREIRA
MARIA EUNICE DE BRITO OLIVEIRA
MARIA HELENA DOS SANTOS LEAL
MARIA HELENA SANTOS DE JESUS
MARIA ISABEL DE CARVALHO
MARIA JOSE CORREIA DE SANTANA
MARIA JOSE RODRIGUES DE FIGUEREDO
MARIA LUCIENE BRITO DE CARVALHO
MARIA ROMILDA DO NASCIMENTO
MARIA SONIA DOS SANTOS SOUZA
MARIA TERESINHA BRITO BARBOSA
MARIA ZITA LUCIANA DA SILVA
MARIANA SOUSA DOS SANTOS
MARILENE DE LIMA SANTOS
MARINA TEIXEIRA CARDOSO DOS SANTOS
MARINEIDE DOS SANTOS FIGUEREDO
MARISE CARVALHO BARBOSA DE BRITO
MATEUS RAMOS DA CARVALHO
NILDETE DE JESUS
NILSON RODRIGUES DOS SANTOS
NILZA LUCIANO DOS SANTOS
NORMA CRISTINA DA SILVA
NUZIA SELMA RODRIGUES DA SILVA
OTILIA DOS SANTOS FERREIRA
RAILDA DE JESUS
RAIMUNDA PEDREIRA DE SOUZA NERES
RAIMUNDO NONATO COSTA SANTA ROSA
RENILDA BRANDAO DE CARVALHO
ROSALIA REIS DOS SANTOS
ROSALINA SANTOS BRITO
ROSIANE SANTOS SOUZA
ROSINEIDE DE JESUS
SALVADOR SOUZA NASCIMENTO
SILVANIA CANDIDO DA SILVA GOMES
SONIA SOUZA DOS SANTOS
SUZANA DE MOURA SOUZA
VALDEMIR OLIVEIRA PEREIRA
VANDA SALES DOS SANTOS
VANIA LUCIANA DOS SANTOS
VERA LUCIA MOURA SANTOS
WILSON DE SOUZA CRUZ
WILTON LOBO OLIVEIRA
XEILA BATISTA DA CRUZ
ZILDA TEIXEIRA NUNES

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...