30 de setembro de 2011

Coité: Programa ProJovem Trabalhador é apresentado a população


Audiência pública dia 27/09

Na Camara de Vereadores de Conceição do Coité, nesta terça-feira, 27, foi realizada uma Audiencia Publica, na oportunidade foi apresentado a população coiteense, o Programa ProJovem Trabalhador, que vai beneficiar aproximadamente 500 jovens, uma parceria dos governos federal, estadual e municipal, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Assuntos Estratégicos e Ação Social. Estavam presentes vereadores, os secretários municipais, Genilda Mota, Eudes Mateus, Daniel Rios e o vice prefeito Deraldo Ramos, que representou o prefeito Renato Souza.

Esse programa que vai ser implantado no município, também tem a parceria do deputado federal Edson Pimenta, o programa vai preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Pode participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, que sejam membros de famílias com renda per capta de um salario mínimo.

Os participantes receberão um auxilio mensal de R$ 100,00 durante seis meses, mediante a comprovação de frequência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.

Segundo o professor Wison Monteiro, responsável pela apresentação do programa, os curso oferecidos são: administração, alimentação, arte e cultura II, esporte e lazer, madeira e moves, gráfica, construção e reparos, vestiário e outros, em breve vão ser abertas as inscrições. Essa é mais uma ação do prefeito Renato Souza, em capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

ASCOM/Val César      

27 de setembro de 2011

Falso Cantor evangélico sequestra e mata criança de quatro anos em Ipirá


Uma criança de quatro anos foi morta com golpes de facão, na tarde deste domingo (26), na zona rural de Ipirá, a cerca de 170 km de Serrinha, de acordo com informações da delegacia do município baiano. O cantor evangélico Manoel Batista Santa Rosa (foto), de 41 anos, teria raptado a garota na frente da mãe, sendo encontrado horas depois por familiares da criança em sua própria casa.

Ele foi amarrado em cordas e agredido por populares até confessar para onde havia levado a vítima, que foi encontrada pela Polícia Militar decapitada, nua e com diversos ferimentos de facão em diversas partes do corpo em um terreno da sua fazenda, na localidade de Laranjeiras.

Em depoimento à polícia, Manoel, que teria problemas psiquiátricos, contou que assassinou a criança porque se sentia incomodado com o barulho provocado pelas crianças do bairro, e os vizinhos o perturbavam pelo fato dele ser um homem solteiro e morar sozinho, de acordo com informações do Bahia Meio Dia.

Uma perícia será realizada para descobrir se houve violência sexual. Manoel continua preso na delegacia local e vai responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Manoel Batista usou um facão para esquartejar a criança


Informações do Portal Cleriston Silva


'Falso' porque um verdadeiro evangélico jamais faria isso. 

26 de setembro de 2011

Apesar da derrota, Joel destaca equilíbrio: ‘Poderíamos ter vencido’


Joel Santana no jogo do Bahia (Foto: Ag. Estado)Joel Santana disse que a partida foi equilibrada
(Foto: Ag. Estado)
Após a derrota do Bahia para o Corinthians, neste domingo, o treinador Joel Santana comentou o resultado da partida. Para o técnico do time baiano, o Corinthians se aproveitou de um erro da Bahia e matou a partida. No entanto, Joel destacou o equilíbrio da partida e a postura de seus comandados.
- O que fica é o resultado final e o Corinthians foi quem venceu, mas foi um jogo igual e venceu aquele que não errou. Na única bola em que erramos, levamos o gol. Eu achei o primeiro tempo equilibrado. No segundo tempo como era normal, o Corinthians forçou e depois que fez o gol não teve mais jogo. Na hora que nós erramos tomamos o gol – disse o treinador.
Segundo Joel, apesar de ter saído de campo derrotado, o Bahia poderia ter conquistados os três pontos da partida.
- Jogar contra o Corinthians aqui é difícil e fizemos um bom jogo. Méritos do adversário que aproveitou a única chance, e infelizmente não tivemos a competência de fazer um gol, mas foi um jogo equilibrado. Assim como perdemos, poderíamos ter ganhado essa partida – disse o treinador

25 de setembro de 2011



Dia 15 de Outubro, Josimar Agnes e Michele Sancho estarão no SÍTIO SÃO JOSÉ em Biritinga, para mais informações ligue: 75 2367-2164

24 de setembro de 2011

Igreja católica de Biritinga realiza a 3ª Festa da Colheita


Paróquia Nossa Senhora de Belém - Biritinga/Ba

A Paróquia de Nossa Senhora  de Belém em Biritinga realiza neste domingo 25/09/11, a 3ª Festa da colheita, um evento de base bíblica que a igreja vem apoiando e realizando. 
O objetivo do evento é justamente agradecer a Deus pela produção dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso município. Mesmo com as poucas chuvas e um período longo de estiagem desse ano, a população faz questão de agradecer e pedir a Deus boas chuvas para a próxima colheita.

O ano passado, o evento foi realizado durante todo o dia, com apresentações de grupos culturais, da capoeira, do samba de roda e missa.

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

23 de setembro de 2011

Justiça defere liminar para Professores em greve em Nova Soure-BA

Publicamos na semana passada uma matéria que refeia-se ao início da greve dos professores da rede municipal em Nova Soure/Ba, Ontem, 22/09 recebemos a informação que a justiça deferiu pedido do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA- APLB de NOVA SOURE -BA para que o Município não descontasse os salários dos Professores grevistas durante o período de paralisação.

Os professores estão paralisados desde o início do mês porque buscam um reajuste salarial de 25%, mas o Município de Nova Soure-Ba só quer reajustar os salários dos docentes em 5,9%.

Da decisão liminar cabe recurso.
Espera-se que as partes entrem en acordo e os alunos não fiquem prejudicados 

                                                    LIMINAR

"PROCESSO Nº 000474-15.2011.805.0181

IMPETRANTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA- APLB NOVA SOURE

IMPETRADOS: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E COLISEU JOSÉ DE SANTANA, RESPONSÁVEL PELO SETOR DE PESSOAL
 

D E C I S Ã O

Cuida-se de pedido de liminar em mandado de segurança impetrado pelo SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA- APLB NOVA SOURE contra ato da SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO e COLISEU JOSÉ DE SANTANA, RESPONSÁVEL PELO SETOR DE PESSOAL, objetivando que as autoridades coatoras se abstenham de efetuar o desconto de dias parados e de realizar o respectivo registro nos assentamentos funcionais de seus filiados, com vistas a garantir a integralidade dos vencimentos dos servidores, a partir de setembro de 2011.
Alega que o reajuste salarial proposto está desproporcional com o que preceitua a verba do FUNDEB.
O impetrante sustenta a legalidade da greve no serviço público e argúi a inconstitucionalidade do Decreto n. 1.480/95, dentre outras argumentações, por ser um decreto autônomo. Além disso, aduz que a greve não constitui mera falta ao serviço e que não há lei dispondo sobre a punição do servidor em greve.
Juntou atas de assembléia de paralisação municipal dos dias 23, 26, 29, 30 de agosto e dias do mês de setembro também (fls. 70/73).
Em cumprimento ao art. 2º da Lei 8.437/92 (art. 21§ 2º, da Lei 12.016/09), o Município se manifestou às fls. 107/143, alegando preliminar de incompetência do juízo, bem como ilegalidade da greve, tendo, inclusive, informado que já ajuizou ação para ser declarada a ilegalidade do movimento, entre outras argumentações.

É o relatório.

Rejeito a preliminar de nulidade acerca da necessidade de audiência prévia do Município, antes da apreciação do provimento liminar, pois o art. 22, §2º, da Lei 12.016/09, quando se refere à oitiva do representante judicial, exige ao magistrado, apenas, que se dê oportunidade à Pessoa Jurídica se manifestar por escrito acerca dos pedidos da inicial, não sendo imprescindível uma “audiência oral” prévia do réu, sob pena de ferir de morte o princípio do monopólio jurisdicional assegurado pelo art. 5º, XXXV, da CF/88.
O que a Lei exige é apenas que seja garantido o contraditório e a ampla defesa, que também tem expressa previsão constitucional, sem comprometer a salvaguarda do direito do Impetrante.
Rejeito alegação do Impetrado quanto à eventual violação do princípio do Juiz natural, eis que, na fl.104, o cartório da Comarca certifica que o Juízes Titular Comarca de Nova Soure -BA e o 1º Substituto, na Comarca de Cipó-BA, não estão em seu exercício judicante, temporariamente, autorizando o infrafirmado (2º Substituto) a exercer a referida substituição, sem jamais, volar o princípio do Juiz Natural. 
A questão submetida a este Juízo refere-se à interpretação e ao alcance da disposição constante do art. 37, inciso VII, da Constituição Federal de 1988 – com a redação conferida pela Emenda Constitucional n.º 19/98 –, que estatui:

Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
(...)VII – o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

No entanto, como é de conhecimento geral, o legislador ordinário, até o presente momento, absteve-se de pôr em prática o supracitado mandamento constitucional, editando a lei regulamentadora do exercício desse direito tão relevante, inclusive como meio legitimador da democracia participativa.
Pode-se afirmar, assim, que, não obstante a existência de ampla garantia, consubstanciada no dispositivo constitucional sob comento, o exercício do direito de greve pelos servidores públicos encontra-se obstaculizado, tão-somente, pela ausência de iniciativa do legislador em disciplinar o instituto, consoante já se manifestou o Supremo Tribunal Federal em julgado a seguir transcrito:

Mandado de Injunção. Direito de greve. Constituição, art. 37, VII.
(...) 4. Reconhecimento de mora do Congresso Nacional, quanto à elaboração da lei complementar a que se refere o art. 37, VII, da Constituição. Comunicação ao Congresso Nacional e ao Presidente da República (MI 438/GO, Rel. Min. NÉRI DA SILVEIRA).

Consoante a orientação esposada pelo ilustre constitucionalista José Afonso da Silva: “não é um simples direito fundamental dos trabalhadores, mas um direito fundamental de natureza instrumental e desse modo se insere no conceito de garantia constitucional, porque funciona como meio posto pela Constituição à disposição dos trabalhadores, (...) como um recurso de última instância para a concretização de seus direitos e interesses” (in Curso de Direito Constitucional Positivo, São Paulo, 1990, p. 307).
Ainda assim, o exercício do direto de greve, assegurado constitucionalmente, mesmo que dependa de disciplinamento por intermédio de legislação infraconstitucional, não pode ser obstaculizado em virtude da inércia dos poderes competentes para deflagrar o processo legislativo.
Nosso Estado é Democrático e de Direito destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, o bem-estar, a igualdade e a justiça como valores supremos, que prima, como fundamento de sua existência, pela cidadania, dignidade da pessoa humana e pelos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e que tem, ainda, como objetivos fundamentais, a garantia do desenvolvimento nacional e a erradicação da pobreza. 
Nosso Estado não pode deixar de implementar políticas e cumprir os mencionados princípios constitucionais, vez que reconhece a existência de um direito assegurado pela Carta de 1988, e não pode obstaculizar à participação de servidores públicos em movimentos reivindicatórios de melhores salários e condições de trabalho.
Ademais, a pretensão deduzida nos presentes autos se afigura juridicamente relevante, se analisada sob um segundo ditame.
Deveras, a Constituição da República, em seu Título II, reservado aos Direitos e Garantias Fundamentais, garantiu o exercício do direito de greve aos trabalhadores, nos termos seguintes:
“Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.”

O Constituinte Originário objetivou, por esse dispositivo, universalizar o direito de greve a todas as classes de trabalhadores, abrangendo, assim, tanto os da iniciativa privada quanto os vinculados à Administração Pública, em suas diversas esferas de poder, porquanto situou o artigo sob comento no rol dos direitos sociais, os quais, por sua vez, inserem-se no Título relativo aos Direitos e Garantias Fundamentais, extensivos a todos os brasileiros, sem qualquer distinção, por força do princípio da igualdade (Constituição Federal, art. 5º, caput).

Portanto, em homenagem ao princípio da unidade da Constituição, considero que a multicitada norma do art. 37, inciso VII, deve ser interpretada em conjunto com o disposto nos arts. 5º e 9º do texto constitucional, reconhecendo-se ao servidor público a legitimidade do exercício do direito de greve.
(.......)

                         O TRF 4ª Região já se pronunciou em favor do pleito de caso similar ao do IMPETRANTE: 
Processo AMS 200072030008792AMS - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA
Relator(a) MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE Sigla do órgão
TRF4 Órgão julgador TERCEIRA TURMA Fonte DJ 10/07/2002 PÁGINA: 327 Decisão A TURMA, POR UNANIMIDADE, DEU PROVIMENTO AO RECURSO. ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO. SERVIDORES FEDERAIS. GREVE. DESCONTO DOS DIAS NÃO TRABALHADOS. VEDAÇÃO. - Segurança concedida para que a Administração se abstenha de efetuar o desconto dos dias parados em virtude de deflagração do movimento grevista da categoria. - Apelação provida.

Ex positis legis, presentes os pressupostos processuais da urgência no atendimento da prestação jurisdicional (PERICULUM IN MORA) e da plausibilidade do direito invocado (FUMUS BONI IURIS), DEFIRO o provimento LIMINAR para determinar às autoridades impetradas que se abstenham de adotar qualquer ato tendente a realizar descontos nas folhas de pagamento contra os filiados do impetrante, em razão da greve, inclusive por meio de cortes de pontos e salários até nova decisão judicial, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Notifique-se o Impetrado.
Após informações ou decurso do respectivo prazo, remetam-se os autos ao Ministério Público.
Intimem-se.
De Itapicuru para NOVA SOURE, 21/09/11


JUIZ"
José Brandão Netto
Juiz de Direito em Itapicuru-Ba

22 de setembro de 2011

JÚNIOR SAI DO BANCO E GARANTE VITÓRIA DO BAHIA SOBRE O ATLÉTICO-PR: 1 A 0


Joel Santana não fazia questão de futebol bonito. Na última semana, pediu vitórias em vez de arte. Na noite desta quarta-feira, o Bahia levou a sério a declaração do seu treinador e venceu por 1 a 0 o Atlético-PR em Pituaçu, repetindo a sequência do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, quando bateu  o Fluminense e o Furacão - só que fora de casa.
O placar foi construído em uma bonita conclusão de Júnior, que substituiu Souza - destaque do jogo contra o Fluminense, com dois gols - ainda no primeiro tempo, por causa de dores nas costas. O resultado afasta o Bahia da zona de rebaixamento: o time soma 30 pontos e está em 14º lugar na Série A, ultrapassando Ceará e Cruzeiro. Na próxima rodada, encara o Corinthians fora de casa, às 16h de domingo.
Souza se destaca com passes, mas sai machucado
O Atlético-PR, que segue com o pior ataque do campeonato (24 gols), acumula nove derrotas em 13 partidas como visitante. E se mantém no Z-4, em 18º lugar, com 23 pontos. Volta a entrar em campo para pegar o Fluminense na Arena da Baixada, às 18h de sábado.
O início do primeiro tempo dava sinais de que a partida seria fria, com troca de passes sem emoção e criatividade. No entanto, a cabeçada perigosa de Morro García aos 20 minutos foi um prenúncio de mudança. Era a ameaça de que o Bahia precisava para acordar em Pituaçu.
Apesar de encontrar dificuldades para furar a marcação, o Tricolor conseguiu dois bons lances em passes de Souza, mais acostumado às finalizações. No primeiro, Paulo

21 de setembro de 2011

Policias do estado de Sergipe e de Serrinha desvendam desmanche de carros em Serrinha


A policia da cidade de Aracaju em conjunto com a de Serrinha, apreendeu no fim da tarde desta quarta-feira (21) em Serrinha, várias peças de carros roubados, que estavam sendo comercializados na cidade e usados para outras finalidades.

Em entrevista para o repórter Jota Neto da Rádio Jacuípe, o coordenador da operação Adriano Machado, os carros são roubados no estado de Sergipe e são enviados para Serrinha onde receptores vendem a um preço mais barato. Tudo indica que as peças que foram encontradas provavelmente estariam sendo usadas para montagem de outros veículos aqui em Serrinha. Acontecia da seguinte forma os elementos roubavam os carros no estado de Sergipe, desmachavam e montavam novos carros.

Foi conduzido e apresentado na Depol, João da Mata França Filho, o Joãozinho, de 25 anos que reside no povoado do Alto Alegre, será encaminhado as autoridades competentes para ser lavrado o flagrante por receptação e ainda responderá por formação de quadrilha na unidade policial do estado de Sergipe.

Outras pessoas da cidade estão envolvidas no caso, mas a policia esta investigando e dentro de alguns dias teremos o desfecho desta operação.

Fotos:
























 Reportagem/Fotos: JOTA NETO - Rádio Jaquípe
(reportagem recebido por e-mail)

Ex-prefeito de Euclides da Cunha é condenado por desvio de recursos


A Justiça Federal condenou Athayde José da Silva, o ex-prefeito de Euclides da Cunha, município a 140 km de Serrinha, por improbidade administrativa. Athayde, que esteve na gestão do município de 1997 a 2001, foi julgado por desvio de parte dos recursos destinados à saúde da cidade.

Em 1997, o então prefeito firmou dois convênios com o Fundo Nacional de Saúde - um para o programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional e outro para a viabilização do Plano de Erradicação do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue.

Uma auditoria realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) constatou que somente R$ 18,7 mil, do total R$ 168,7 mil que foram transferidos para o município, foram empregados nos programas.

Além disso, foram constatadas irregularidades nas quantidades solicitadas em compras e a quantidade entregue, e ainda compras em excesso.

Em outro convênio no mesmo ano, o Fundo Nacional de Saúde transferiu R$ 148,5 mil para a cidade, que aplicou apenas R$ 15,9 mil, para a erradicação do mosquito da dengue. Na tomada de contas especial constatou-se ausência de notas fiscais referentes às compras realizadas, fracionamento de despesas com locação de veículos, realização de gastos indevidos, além da aquisição excessiva de camisetas para apenas 83 agentes.

O Judiciário condenou o ex-prefeito a restituir o dano, cujo valor será apurado, suspendeu seus direitos políticos por oito anos; além de proibi-lo de contratar com o poder público e dele receber benefícios ou incentivos. Athayde também terá de pagar multa civil correspondente ao valor do dano causado.
Fonte: Portal do Clériston Silva

19 de setembro de 2011

Caminhada em defesa do ECA e o projeto cidadania se faz com educação foram os pontos altos das experiências compartilhada no parque do saber



As experiências desenvolvidas por educadores do município de Feira de Feira de Santana foram compartilhadas e socializadas, ontem, no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.  Entre as que desenvolveram ações mais exitosas estava a Escola Municipal Mãe dos Humildes, no evento, representada por seu coordenador pedagógico, professor Reginaldo da Silva Santos. A experiência da escola contemplou em sua proposta pedagógica atividades de conscientização e fomento do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - que em julho passado completou 21 anos.
A repercussão do projeto ganhou projeção nacional através das diversas mídias quando a escola organizou uma ação político-pedagógica objetivando reunir todos os alunos com a comunidade e protestar contra o desaparecimento da menina de 12 anos em Humildes. “Pra quem não sabe, essa menina é ex-aluna de nossa escola e, em solidariedade à família, resolvemos fazer uma manifestação cobrando das autoridades competentes mais agilidade no processo de busca. Fizemos um release e enviamos aos meios de comunicação e depois de divulgado em menos de 24 horas a menina foi reencontrada. Isto é educação comprometida com a cidadania”, relatou o professor.
Progestão
Depois de inúmeros encontros do Progestão, curso de formação continuada para dirigentes escolares, a professora Roza Angélica Ribeiro Souza, diretora da Escola, disse ter tido a oportunidade de melhorar a gestão em sua unidade, afinal, “não adianta a gente conhecer e discutir metodologias se não a aplicamos em nosso cotidiano”, disse ela.
A tutora do curso, professora Marly Damasceno, disse que as atividades desenvolvidas na Mãe dos Humildes, assim como a de outras escolas municipais, atendem aos anseios do Progestão. “Nesse encontro compartilhamos os objetivos e fins do curso Progestão e compartilhamos experiências de diversos educadores da nossa cidade”.
Tudo isso só foi possível, segundo Reginaldo, porque “fomos orientados por tutoras comprometida com a gestão democrática, por dialogarmos com os colegas cursistas das demais unidades de ensino que socializaram seus saberes conosco, porque estivemos perto das famílias dos estudantes, da comunidade, da imprensa. Por isso agradecemos a todos que vêm nos construindo gestores da educação”, finalizou o professor.

[Informações recebidas via e-mail, envie sua matéria, reportagem, sugestão...] *favor se identificar. 

Eleições 2012: tire suas dúvidas


As eleições municipais de 2012 vão ser realizadas nos dias 7 e 28 de outubro. A decisão das datas do primeiro e segundo turno foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No ano que vem os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de 5.500 municípios brasileiros.


Os partidos que quiserem participar da eleição do ano que vem precisam estar registrados no TSE até dia 7 de outubro de 2011. O prazo é o mesmo para que os candidatos estejam filiados a algum partido político.

Os eleitores têm até dia 9 de maio de 2012 para transferir o título de eleitor ou fazer a inscrição na justiça eleitoral.


Segundo o TSE, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ser feitas entre 10 e 30 de junho. Os candidatos terão até dia 5 de julho para registrar as candidaturas no TSE.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 21 de agosto e vai até dia 4 de outubro, três dias antes da realização do primeiro turno.

Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 13 de outubro e ir até dia 26 do mesmo mês.

Ainda de acordo com o TSE, os eleitores que não votarem no primeiro turno terão até dia 6 de dezembro para justificar a ausência. Quem não votar no segundo turno deve justificar a ausência até dia 27 de dezembro.

Blog Biritinga Informa

O Blog Biritinga Informa tem como meta levar informações, abordando temas como: Corrupção, descasos nos serviços públicos e cobrança de melhorias.

Queremos deixar claro que nosso objetivo é a MELHORIA no serviço público prestado. Existem muitos descasos a serem resolvidos. O problema aqui não é político. Estaremos cobrando melhorias e denunciando através da informação, independente de quem esteja no poder. Tenho recebido vários e-mail's de pessoas que elogiam a gestão do Prefeito Gil de Gode, com atenção aos calçamentos de ruas. 

Se a nossa matéria realmente tem fundamento é um momento propício à pensar e refletir se o serviço prestado tem qualidade. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 
E-mail: renny_soares@hotmail.com

Veloz, Bahia dá 3 a 0 no Fluminense; veja classificação e artilharia da Série A


Com outra postura em campo, dois gols de Souza e um contra de Gum, o Bahia venceu o Fluminense-RJ por 3 a 0 e termina a rodada fora da zona de rebaixamento do Brasileiro, em 16º lugar.

Foi o primeiro triunfo tricolor sob o comando do técnico Joel Santana. Apesar do momento conturbado, o Bahia deu sinais de que tentaria sufocar o Fluminense. Logo no primeiro minuto, Souza exigiu a primeira complicada defesa de Diego Cavalieri.

O time do Rio até conseguiu equilibrar a partida. Mas chegava pouco ao ataque. Com três volantes e Carlos Alberto livre, o Bahia foi sempre mais perigoso. Aos 28min, Marcos fez bela jogada e bateu para o gol. Diego Cavalieri espalmou, mas o atacante Souza, atento, apenas tocou para o fundo das redes: Bahia 1 a 0.

No segundo tempo, Abel Braga decidiu fazer duas mudanças no Flu. Colocou Martinuccio e Fernando Bob nos lugares de Ciro e Rodrigo, respectivamente. Já o Bahia voltou com Lulinha no lugar de Carlos Alberto, que saiu contundido.

A substituição no Bahia foi a gota d’água para a equipe ganhar velocidade e matar o Fluminense no contra-ataque. Aos 12 minutos, contou com uma falha de Gum para ampliar. Marcos cruzou da direita e o zagueiro mandou contra o seu próprio gol.

Em nova investida do Bahia, aos 25 minutos, Gum derrubou Lulinha na grande área e o árbitro marcou pênalti, expulsando o zagueiro. Souza bateu e marcou o terceiro do Bahia, o segundo dele na partida.

Aos 38, Souza quase marca o quarto do Bahia, após receber passe de Camacho e bater forte de dentro da área. Diego espalmou. Com os 3 a 0, o Bahia tocou a bola até o fim e ouviu os gritos de 'olé' da torcida.

Confira dos resultados da rodada:

Sábado – 17/09/2011
São Paulo 4 x 0 Ceará
Vasco 4x0 Grêmio
Atlético-GO 1X0 Atlético-MG

Domingo 18/09/2011
Bahia 3x0 Fluminense
Botafogo 1x1 Flamengo
Atlético-PR 0X0 Figueirense
Avaí 1x1 Palmeiras
Corinthians 1x3 Santos
Cruzeiro 0x0 América-MG
Internacional 1x1 Coritiba

Classificação:

01º-      Vasco              - 45 pontos

02º-      São Paulo         - 44 pontos

03º-      Corinthians       - 43 pontos

04º-      Botafogo           - 41 pontos

05º-      Fluminense       - 37 pontos

06º-      Flamengo         - 37 pontos

07º-      Internacional     - 36 pontos

08º-      Palmeiras         - 35 pontos

09º-      Coritiba             - 33 pontos

10º-      Atlético-GO       - 33 pontos

11º-      Santos             - 32 pontos

12º-      Figueirense       - 32 pontos

13º-      Grêmio             - 30 pontos

14º-      Cruzeiro            - 29 pontos

15º-      Ceará               - 27 pontos

16º-      Bahia               - 27 pontos

17º-      Atlético-MG      - 24 pontos

18º-      Atlético-PR       - 23 pontos

19º-      Avaí                  - 22 pontos

20º-      América-MG     - 19 pontos

 

Artilheiros:

16 gols: Borges
13 gols: Leandro Damião
12 gols: Ronaldinho Gaúcho e Montillo
09 gols: William, Deivid e Rafael Moura
08 gols: Elkeson e Liedson
07 gols: Alessandro, Anselmo, Herrera, Washington, Bill, Oscar, Luan e Lucas
06 gols: Kempes, Jobson, Paulinho, Marcos Aurélio, Dagoberto e Elton
05 gols: Magno Alves, André Dias, Rafael Coelho, Marcelo Nicácio, Willian, Anderson Aquino, Wellington Nem, Fred, André Lima, Douglas, D´Alessandro e Bernardo.

 

Da redação - especial para o Interior da Bahia 

15 de setembro de 2011

23 DE SETEMBRO: CIDADES COMEMORAM DIA DOS EVANGÉLICOS


SERRINHA - BA
Foto ilustração: Google
A cantora gospel Bruna Karla, que se destacou no meio evangélico pelo talento e principalmente pela música ADVOGADO FIEL, lançada em 2009, vai estar neste dia 23 de Setembro na cidade de Serrinha/Ba, no dia dos evangélicos. Um evento imperdível.

AGUA FRIA – BA
Foto Ils. Google
A cidade de Agua-Fria/Ba, comemora também o dia dos evangélicos e traz a dupla RAYSSA E RAVEL, na mesma data, 23 de Setembro, na praça principal. 

14 de setembro de 2011

Professores deflagram greve por tempo indeterminado em Nova Soure


Professores da rede municipal em Nova Soure - Ba
Recebemos nesta quarta-feira, 14/09, uma matéria enviada por um internauta, e professor, Jose Domingos - Coordenador da APLB de Nova Soure/Ba. A ação é uma forma justa de caracterizar uma verdadeira democracia, de livre liberdade de expressão. Requerer os direitos, expressar opiniões, tem incomodado prefeitos e lideranças políticas em todo Brasil. 

Depois de realizar diversas manifestações públicas reivindicando melhorias na qualidade da educação no município de Nova Soure (a 150 km de Feira de Santana) e de incontáveis tentativas frustradas de negociação com a prefeitura municipal, os mais de 250 professores da rede decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, na manhã de ontem (8).

A disputa antagônica entre professores e prefeitura já vem travada há algum tempo. Contudo, a situação ficou mais grave depois que o prefeito baixou um decreto proibindo o acesso de professores à sala de aula. O representante da APLB local, professor José Domingos dos Santos, considerou a atitude do executivo arbitrária, antidemocrática e inconstitucional. “Nunca se viu na história da democracia tamanha arbitrariedade como a que se vê em Nova Soure nos dias atuais. Milhares de estudantes estão sendo prejudicados por conta da falta do compromisso e seriedade política do executivo”, bradou.
“Não queremos brigar, nem tão pouco afrontar ninguém. Nossa manifestação é pacífica sendo assim não há necessidade do prefeito e da secretaria da educação agirem com tamanha repressão suspendendo professores, impedindo, através da força, de entrar nas escolas, cortando o transporte dos professores entre outras ameaças”, explicou o professor Alcindo Ferreira do Prado, um dos manifestantes. Ele ainda ressaltou, “o que queremos é tão somente que a secretaria de educação nos ouça e veja que não buscamos satisfazer nosso ego, mas buscamos melhorias pela qualidade do ensino em Nova Soure”.

A professora Aldenice de Freitas Rios disse que a greve está acontecendo porque a honra da classe dos professores de Nova Soure foi injustamente vilipendiada pelo prefeito da cidade. “Todos estamos perplexos com a falta de modéstia do representante maior de nossas cidade para com os professores e com a educação. É Lamentável o que estamos vivendo”, desabafou.

Enquanto o prefeito continua trancado em seu gabinete num silêncio indolente e mórbido, a comunidade estudantil, principal vítima desse sistema, vai pagando um alto preço contraindo para si prejuízos na aprendizagem por conta do atraso no cronograma escolar. Pergunta-se até quando o prefeito de Nova Soure vai continuar na indiferença e apático aos problemas da educação no município?



[envie sua matéria, reportagem, ou opinião para nosso e-mail: renny_soares@hotmail.com] 

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...